Miguel Pereira deixa o comando da Secretaria de Planejamento

O servidor público e engenheiro civil Miguel Pereira deixou, nesta quarta-feira (19), o comando da Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente. A informação foi confirmada no início da noite por Miguel, após fontes já terem cogitado a possibilidade ainda durante a tarde.

A saída de Miguel teria se dado após uma reunião com o prefeito Ico Charopen (PDT), às 13 horas desta quarta. O Palácio Moysés Vianna ainda não confirmou a informação, tampouco apresentou quem substituirá o servidor na titularidade da pasta.

Ao Jornal A Plateia, Miguel afirmou que os motivos que o levaram a solicitar a sua exoneração da titularidade seriam projetos pessoais, profissionais e políticos. “Acredito que já dei a minha colaboração a esta gestão. Estou iniciando um outro projeto pessoal, profissional e político”, afirmou ele.

Apesar de Miguel Pereira ter concorrido nas últimas eleições para o cargo de vereador, o prefeito sempre deixou claro que o cargo que Miguel ocupava não era político mas, sim, um cargo técnico.  Com a baixa do engenheiro, o Governo Ico perde o último secretário que estava acumulando a função de titular de pasta junto com a de servidor público.

Ainda não há especulação de quem será o novo responsável pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, mas com o novo espaço, aumentam as possibilidades de remanejamento já cogitadas nos bastidores: são mudanças que incluem ao menos três secretarias e já foram aventadas em reportagens anteriores do Jornal A Plateia.

Trajetória

Miguel Ângelo Peres Pereira tomou posse no dia 9 de abril de 2018, quando a então secretária, vice-prefeita Mari Machado (PSB), foi afastada dos cargos que ocupava, incluindo a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. O prefeito Ico cumpriu com uma promessa inúmeras vezes citada durante entrevistas: nomeou Miguel para o cargo.

Engenheiro civil formado pela Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Miguel atuou como docente e há 14 anos é servidor da Prefeitura Municipal, onde trabalhou nas secretarias de Planejamento e de Obras. Desde 2017, o servidor era responsável pelo Plano Diretor do Município e o braço direito de Mari.

Ao ser empossado, o Engenheiro Civil destacou a importância da Pasta para o município e dos servidores lotados no setor, ressaltando a competência e a qualificação dos técnicos junto ao trabalho político dos gestores. “Nós temos que ter maturidade profissional e política para construir as melhores soluções para a comunidade, que levem em conta as duas leituras que são absolutamente necessárias”, ressaltou na época.

Mari afirmou durante a nomeação que pôde, com o apoio de Miguel, dar o andamento a processos que estavam parados há anos na Secretaria e o trabalho de Planejamento Estratégico desenvolvido junto à Secretaria Geral de Governo, pasta que ela também era responsável.

Exclusiva

O ex-secretário Miguel Pereira deve falar sobre a sua saída na próxima sexta-feira (21), em uma entrevista exclusiva ao programa Boa Tarde Cidade, da RCC FM, a partir das 14h30min.

Posse em 09 de abril de 2018 Foto: Divulgação

Grupo Aplateia