sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Domingo será de sol no Rio Grande do Sul

O sol predomina no Rio Grande do Sul neste domingo, a despeito da presença de nuvens em diversas regiões. O destaque será para o frio no Sul gaúcho, em especial na fronteira com o Uruguai e na Campanha, para onde se prevê geada e mínimas mesmo perto de 0ºC em alguns pontos. Esse pulso de ar não consegue avançar pelo Estado e o amanhecer na Metade Norte tem mínimas amenas bem mais altas que as do Sul gaúcho. A tarde, por sua vez, vai ser agradável em todas as regiões do Estado. Em Porto Alegre, a temperatura irá variar entre 13ºC e 24ºC.

Próxima semana terá temperatura elevada

Junho está fadado a terminar como mais um mês de temperatura acima da média em grande parte ou todo o Rio Grande do Sul. E o que vai ocorrer na próxima semana vai ser determinante. Na sexta, a temperatura já chegou a 27ºC nos vales. Agora, no fim de semana, um pulso de ar polar tangencia a Metade Sul gaúcha entre sábado e domingo.

Só que ar mais quente retorna no começo da semana ao Estado. Isso porque se espera que se estabeleça um padrão de bloqueio atmosférico. Com isso, grande massa de ar seco vai cobrir extensa área do Brasil e avançará até o Sul do Brasil. Com isso, frentes frias não conseguirão avançar pelo Sul do Brasil. A instabilidade, assim, deve se concentrar sobre o Uruguai e atingir parte do Rio Grande do Sul, notadamente o Oeste e o Sul.

O Sul do país, assim, terá predomínio de tempo seco e com temperatura elevada por vários dias seguidos. O mapa acima mostra a projeção de anomalia de temperatura do modelo canadense pra metade da semana que vem e são observadas marcas acima a muito acima da média. Em síntese, o Sul e parte do Oeste semana que vem devem ter alguns períodos de chuva enquanto a Metade Norte gaúcha tende a ter o predomínio de tempo firme com temperatura alta e tardes até de calor em pleno junho. Santa Catarina e Paraná, então, terão tempo ainda mais seco e igualmente marcas acima do normal.

Fonte: MetSul

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos