Menos de um mês depois de missão do governo brasileiro que teve a China no roteiro, o Ministério da Agricultura anunciou a suspensão temporária dos embarques de carne bovina para o país asiático.

O documento emitido pela pasta cita o caso do mal de “vaca louca” registrado no Mato Grosso (e tornado público na semana passada) e o protocolo sanitário assinado com os chineses como justificativas.

Reprodução
Ofício assinado pelo Ministério da AgriculturaReprodução

O texto esclarece que a medida passa a valer a partir de 31 de maio (data da confirmação do resultado positivo para o caso de encefalopatia espongiforme bovina atípica).O embargo vem como um verdadeiro balde de água fria, no momento em que o Brasil aguardava a habilitação de novas plantas para embarque de proteína animal à China.

Por meio da assessoria de imprensa, o Ministério da Agricultura informou que a suspensão é protocolar, uma medida automática prevista e documento assinado com a China em 2015. Por isso, a expectativa é de que os embarques sejam retomados, tão logo as autoridades chinesas avaliem documentação já entregue. O status do Brasil em relação à doença continua inalterado.

Ainda conforme a pasta, as negociações para a habilitação de novas plantas brasileiras para exportação à China — cujas tratativas se intensificaram na missão realizada em maio — continuam.

GISELE LOEBLEIN

Fonte : https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/gisele-loeblein/noticia/2019/06/ministerio-da-agricultura-suspende-exportacoes-de-carne-bovina-brasileira-para-china-cjwgr392x02hf01qt2ibgnjmv.html?fbclid=IwAR2O6Jrw8MMoylRfRN4L1YM2sQ9vASEDI1BdXx2cveNhKkd7YD7bXdt88Bo