sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Frente Parlamentar pela Escola Técnica visita área proposta para sediar o projeto

 

Os vereadores integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Escola Técnica Agrícola criada na Câmara Municipal de Livramento realizaram no dia 29 de maio uma visita técnica à área da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária – FEPAGRO, a antiga Estação Experimental, localizada na região da Mangueira Colorada, que está sendo indicada para sediar a futura escola técnica no município.

Participaram da visita o presidente da Frente Parlamentar, Leandro Ferreira, e os membros Evandro Gutebier, Carlos Nilo Pintos e Lidio Mendes – MELADO, além do presidente do Poder Legislativo, Maurício “Galo” Del Fabro, assessores dos vereadores Antônio Zenoir e Marco Monteiro, representantes da Secretaria Municipal de Educação e ainda o assessor do deputado Giovani Cherini – presidente da Frente Parlamentar da Assembléia Legislativa pela Criação de Escolas Técnicas – que integra também a Associação dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul, José Honório Coelho Flores.

Também integraram o grupo durante a visita professores do campus da Uergs em Livramento. O local já sedia, em um espaço de 28,9 hectares, o campus rural da universidade, com a realização de atividades do curso de agronomia, e a instalação naquele local da futura Escola Técnica Agrícola acrescentaria ainda melhores condições de formação continuada de níveis técnico e a acadêmico.

O grupo foi recepcionado no local pelo funcionário Felipe Flores, da Secretaria de Agricultura do Estado, e pelo professor de Física da Uergs, Marcos Torres.

Os vereadores destacaram principalmente o sentimento de unidade que está caracterizando o desenvolvimento do trabalho da Frente Parlamentar. “Acima de partidos, acima dos interesses e opiniões de viés ideológicos, estamos trabalhando em uníssono para garantir a viabilidade desse projeto”, destaca o vereador Leandro Ferreira.

O grupo definiu ainda detalhes para o trabalho de mobilização comunitária buscando uma grande participação na Audiência Pública para discutir a criação da Escola Técnica Agrícola em Livramento. O encontro será realizado no próximo dia 28 de junho e poderá, inclusive, ter como local a própria sede da FEPAGRO no município, como forma de oportunizar aos participantes conhecer de perto a área proposta para receber a instalação da Escola Técnica. A definição deverá ser amplamente divulgada oportunamente, segundo os membros da Frente Parlamentar.’

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos