qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Tempo seco e frio predominam no RS na próxima semana

Fotos: Matias Moura

Os próximos sete dias terão tempo seco e frio na maior parte do Rio Grande do Sul, conforme o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural.

Na quinta-feira (30), o deslocamento de uma frente fria provocará pancadas de chuva, com possibilidade de temporais isolados na Metade Norte. Na sexta (31), o ingresso de ar seco manterá o tempo firme e com temperaturas amenas na maioria das regiões, mas ainda ocorrerão chuvas isoladas nas faixas Leste, Norte e Nordeste.

No sábado (1º), há possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas somente no Norte, em áreas mais próximas a Santa Catarina. No domingo (2), o ar seco e frio predominará em todo o Estado.

Entre a segunda (3) e a quarta-feira (5), o tempo firme predominará em todas as regiões e a presença do ar frio manterá as temperaturas baixas, com valores abaixo de 5°C em várias localidades e possibilidade de formação de geadas no Planalto e na Serra do Nordeste.

Os valores previstos deverão ser inferiores a 10 mm na maioria dos municípios da Metade Sul. No restante do Estado, os totais deverão oscilar entre 20 e 50 mm. No Alto Vale do Uruguai, Planalto e Serra do Nordeste, os volumes poderão superar 60 mm em algumas localidades.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos