sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Feira reúne produtores de azeite de oliva no pátio da Secretaria da Agricultura no sábado

Previsão para a safra 2019 indica produção de cerca de 160 mil litros de azeite no RS – Foto: Fernando Dias / Seapdr

Os consumidores gaúchos têm uma boa oportunidade para conhecer a produção de azeite nacional. No primeiro sábado de cada mês, começando no dia 1º de junho, das 8h às 13h, no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), na capital, irá ocorrer a Feira do Azeite – Safra 2019.

Cerca de 20 produtores gaúchos oferecerão suas marcas de azeite, tanto varietais quanto blends (mistura de dois ou mais azeites elaborados com diferentes variedades de olivas), para compra e degustação. “É uma oportunidade para o consumidor ter contato com o azeite nacional, ainda pouco conhecido, e obter informações diretamente com os produtores sobre as diferentes variedades gaúchas”, diz o secretário Covatti Filho.

A parceria entre a Seapdr e o Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) para a realização das feiras vai de junho a dezembro deste ano.

Colheita recorde

Nos últimos anos, o investimento privado na implantação de olivais e viveiros e na instalação de fábricas de azeite no RS passou dos R$ 100 milhões, gerando mais de mil empregos na Metade Sul. O RS é o Estado com maior área e perspectiva para a cultura no Brasil. Considerando-se que mais de 99% do azeite e das azeitonas em conserva consumidos no país são importados, o investimento no setor é promissor e o desafio atual é aumentar a produção. O Brasil é um dos maiores importadores de azeite do mundo.

Com 10 unidades agroindustriais extratoras de azeite operando no RS, a previsão para a safra de 2019 é positiva. Estima-se que será a maior colheita de todos os tempos, com previsão inicial de cerca de 160 mil litros de azeite. Conforme o coordenador da Câmara Setorial das Oliveiras da Seapdr, Paulo Lipp, a pasta está finalizando o levantamento junto às indústrias, mas a safra pode chegar a 180 mil litros, superior aos 58 mil litros de 2018.

Serviço

• O quê: Feira do Azeite – Safra 2019
• Quando: sábado (1º de junho), das 8h às 13h
• Onde: no pátio da Secretaria da Agricultura, na Av. Getúlio Vargas, 1.384, Menino Deus, em Porto Alegre

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos