ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Carregar o celular em tomadas USB públicas é seguro?

Carregar o celular em entradas USB de locais públicos pode comprometer a segurança do seu smartphone. Caleb Barlow, vice-presidente de inteligência de ameaças da X-Force na IBM Security, alerta para a possibilidade de malwares que roubam dados estarem instalados nesses postos de carregamento.

De acordo com o Índice de Inteligência de Ameaças IBM X-Force de 2019, o setor de transportes é o segundo mais visado por criminosos. As entradas USB de aeroportos e rodoviárias podem instalar malwares nos telefones ou fazer downloads de dados sem o conhecimento do usuário.

“Conectar-se a uma porta USB pública é como encontrar uma escova de dentes na beira da estrada e decidir colocá-la na boca. Você não tem ideia de como isso aconteceu”, explicou Barlow.

Cabos de bateria

Usar cabos achados ou emprestados para carregar o celular também pode representar um risco. Dentro desses acessórios podem ser instalados chips que implementam um malware no telefone. Barlow destaca que essa técnica é bastante usada por ser mais fácil e atraente.

“Digamos que eu seja um cara mau. Eu entro em um aeroporto. Não vou desmontar facilmente a estação de carregamento, é mais fácil deixar o meu cabo para trás. Quem achar o acessório provavelmente vai pegá-lo e usá-lo”, disse o especialista.

Como se proteger

A melhor forma de evitar o roubo de dados nesses locais, portanto, é levar o próprio carregador para conectar na tomada ou um portátil. Outra possibilidade é usar um dispositivo chamado Juice-Jack Defender, que pode ser instalado no cabo USB para bloquear a passagem de dados.

Fonte TecMundo

Sant’Ana do Livramento registra -7,2°C e lidera o frio extremo no RS

O inverno gaúcho atingiu seu ápice nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, e Sant’Ana do Livramento confirmou-se como o epicentro do frio extremo no Rio Grande do Sul. Dados precisos de estações meteorológicas, incluindo informações do sistema SIMAGRO (Governo do Estado do Rio Grande do Sul), validam a intensidade do gelo. Uma estação particular na “Fazenda Sociedade”, em Sant’Ana