Santa Casa bate meta de doação de sangue

Apesar da chuva presente durante o dia desta quarta-feira (22), cerca de cem doadores foram até a Santa Casa de Misericórdia de Livramento e realizaram a doação.

Nesta quarta-feira (22) ocorreu a coleta de sangue no hemocentro da Santa Casa de Misericórdia, os organizadores comemoraram a grande quantidade de doadores, todos as cem bolsas destinadas para a campanha de hoje foram preenchidas.

A prioridade da campanha era a doação do sangue do tipo O- (o negativo), este tipo sanguineo é universal e pode ser utilizado por todos os outros tipos, porém se um paciente O- necessitar de sangue só será possível receber do mesmo tipo, confira abaixo um quadro explicativo:

Os requisitos para doação de sangue são:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
  • Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.

Próximo às 15h já não era mais possível doar pois não haviam mais bolsas de coleta, a próxima edição da campanha está marcada para o dia 19 de junho.

Grupo Aplateia