Prefeito demite diretor da Santa Casa e apresenta nova empresa de gestão

O prefeito Ico Charopen (PDT) confirmou nesta quarta-feira (22) os rumores que já estavam circulando de que a vinda do Instituto Salva Saúde para gerir a Santa Casa de Misericórdia, seria acompanhado de, pelo menos, uma demissão. Rodolfo Follmer, diretor administrativo do Hospital foi informado a pouco, por volta das 10h de sua saída.

A informação foi adiantada por Ico em entrevista na frente da Santa Casa, quando chegava para uma reunião com o também diretor administrativo, Wainer Machado, e o novo gestor, Jan Christoph Lima da Silva, presidente do Instituto.

“Não existe a necessidade mais de dois (administradores)”, afirmou Ico anunciando a demissão de Rodolfo.

O ex-diretor ainda não se manifestou sobre a sua saída.

A decisão de Ico de contratar o Instituto Salva Saúde foi anunciado no início do mês. Para Ico a situação do Hospital é insustentável. “Não dá mais para continuar assim, as pessoas com salário atrasado e sem receber. Vou discutir com ele também a possibilidade de dotação. Hoje eu vou apresentar ele. Estamos fazendo alguns ajustes no contrato”, destacou Ico.

Apesar do prefeito afirmar que estava fazendo ajustes no documento que deve ser assinado, a informação não foi confirmada por Jan Christoph. “Com referência ao contrato, ele foi totalmente baseado na legislação Sus. Não tem porque eu, a Câmara ou a Prefeitura discutirem. É um contrato de gestão, baseado no marco regulatório”, disse.

O Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Saúde (SindiSaúde) confirmou que deve fazer apontamentos no que acredita estar equivocado na minuta do contrato que foi protocolado na Câmara de Vereadores, no fim da manhã de ontem (22). “Da forma que está, eu recomendo que não assinem esse contrato”, afirmou o advogado do Sindicato, Aquiles Pires.

“Agora vamos fazer uma reunião com o departamento jurídico e o conselho gestor para ver umas cláusulas que não estão muito claras referente ao FGTS diferente do que foi tratado conosco”, explicou Silvio.

Grupo Aplateia