qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Santa Casa de Uruguaiana deixa de entregar mais de 12 mil laudos de exames desde maio de 2018

Ex-administrador diz que fornecedores não eram pagos, entre eles a empresa responsável pelos diagnósticos. Prefeitura, que no começo deste ano assumiu a gestão da Santa Casa, diz que dívidas chegam a R$ 250 milhões.

Pacientes que passaram por exames de imagem na Santa Casa de Uruguaiana, Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, esperam há mais de um ano pelos resultados. São mais de 12 mil testes, entre tomografias, raio-x, densitometrias e mamografias, sem a entrega do diagnóstico, devido à falta de funcionários para elaboração de laudos. O ex-administrador do hospital Fernando Siqueira diz que fornecedores não estavam sendo pagos, entre eles a empresa terceirizada responsável pelos laudos. “Tinha meses que conseguíamos fazer o pagamento. Tinha outros meses em que dávamos prioridade para outras coisas, para pagar essa empresa”, afirma Siqueira, “Casos que eram de urgência e emergência, essa empresa dava o laudo mesmo assim”, acrescenta. No início deste ano, a prefeitura assumiu a gestão da Santa Casa, por recomendação do Ministério Público. Segundo a atual gestora, as dívidas da instituição chegam a R$ 250 milhões. Apesar disso, o centro de diagnósticos por imagem voltou a funcionar. “Frente ao problema encontrado, nós contratamos dois médicos radiologistas, mais um técnico em radiologia. Estamos reorganizando o serviço de diagnóstico por imagem e progressivamente estamos fornecendo os laudos aos pacientes”, disse a atual administradora, Thaís Aramburu.

Centro de diagnósticos por imagem passa por reorganização em Uruguaiana — Foto: Reprodução/RBS TVCentro de diagnósticos por imagem passa por reorganização em Uruguaiana — Foto: Reprodução/RBS TV

Centro de diagnósticos por imagem passa por reorganização em Uruguaiana — Foto: Reprodução/RBS TV

Pacientes que aguardam resultado são orientados a procurarem o hospital para saber se precisam refazer algum procedimento. A demora, porém, aumenta a preocupação da cozinheira Dalila Teresinha de Lima. O exame feito para descobrir porque os pés e pernas estão sempre inchados ainda não ficou pronto. Ela também não sabe do que se trata o caroço no seio, porque também espera pelo laudo da mamografia. “Eles falam em prevenção, tem que ver no preventivo, se tiver no início você pode tratar, só que vai fazer mais de seis meses, muito mais de seis meses, e até agora nada do resultado”, desabafa. A dona de casa Josiane Pereira passou pela primeira mamografia em maio de 2018 “Achei que ia sair em 30, 60 dias, 90 dias, no máximo. Mas a gente já está em 2019, já estamos em maio, um ano sem o resultado”, reclama. Sogra de Josiane, a aposentada Eva Müller também espera há um ano espera pelo resultado de uma densitometria óssea. O exame serve para atenuar o risco de doenças como a osteoporose. “Resumindo a história, o resultado não saiu até hoje”, afirma.

Fonte: G1 RS