sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Casal santanense participa de Feira Internacional do Azeite de Oliva na Espanha

O cirurgião plástico Cezar Fernandes e a psicóloga Cláudia Fernandes participaram do evento que aconteceu na cidade Jaén, na Espanha, entre os dias 13 a 18 de maio

Nesta semana ocorreu em Jaén, no sul da Espanha a Feira Internacional de azeite de oliva, conhecida como Expoliva . O evento foi realizado na capital espanhola da produção de azeite e reuniu um número aproximado de 40 mil visitantes. Mais de 300 empresas – pelo menos 20 de outros países, incluindo Argentina, Alemanha, Itália, Portugal, EUA e Tunísia participaram como expositores.
O casal santanense Cézar e Cláudia Fernandes que estão iniciando uma produção de oliveiras, em Sant’ana do Livramento, aproveitou a oportunidade para participar do evento e conhecer mais sobre a produção, manejo e tecnologias empregadas no cultivo dos olivais.
A reportagem do Jornal A Plateia conversou com o médico que adiantou algumas informações sobre os novos projetos envolvendo a olivocultura: “A Expoliva 2019 é uma feira internacional de azeite de oliva que está acontecendo na cidade de Jaén, na Espanha, de 13 a 18 de maio. Desse segmento é a maior feira internacional. Expõe desde a produção primária como implementos agrícolas, com ênfase na matéria prima, da fruta do azeite, até o produto final, industrialização, maquinários e tal. É enorme. A nossa participação na feira está direcionada principalmente à produção primária da azeitona, pois estamos em fase de plantio. A nossa pequena agroindústria está em fase de implantação e iniciará seus trabalhos a partir da próxima safra’.
O nosso LAGAR está situado ao lado da clínica Cezar Fernandes. Nosso nome é agroindústria PARALELO 31 AZEITE DE OLIVA. Estamos criando um espaço para showroom de produtos da terra, desde os outros produtores santanenses de azeite de oliva até vinhos, mel e outros.

Matias Moura – contatomatiasmoura@hotmail.com

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos