qua, 17 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Pesquisa mostra que 68% dos brasileiros usam aplicativo de mobilidade após beberem

Sessenta e oito por cento dos brasileiros que consomem bebidas alcoólicas deixaram de dirigir após beber e passaram a usar aplicativos de mobilidade nessas ocasiões.

É o que mostra uma pesquisa feita pelo Datafolha para o Observatório Nacional de segurança viária. O objetivo é chamar atenção para a campanha do Maio Amarelo – iniciativa global de sensibilização em relação à segurança no trânsito e redução de acidentes.

O levantamento também aponta que 83% dos brasileiros concordam que os aplicativos de mobilidade contribuíram com a diminuição de mortes no trânsito, assim como 81% consideram que as plataformas deixaram o trânsito mais seguro. Segundo o Datafolha, a mudança de comportamento pode ser observada principalmente por 75% dos jovens até 24 anos, faixa etária que mais usa aplicativos quando consome bebida alcoólica.

Entre a população de 60 anos ou mais o percentual de adesão é de 59%.

De acordo com o estudo, a utilização dos apps de mobilidade para ir a festas, restaurantes e comemorações chegam a 49% entre os residentes das regiões metropolitanas do país. E, o principal motivo de metade dessas pessoas é o medo de assaltos e de acidentes envolvendo bebida e direção.

A opção pelo uso também se dá pela praticidade e precisão que os aplicativos de transporte particular trazem aos clientes, como destaca o presidente da instituição, José Ramalho. Dados do Ministério da Saúde divulgados no ano passado apontam que o número de óbitos em acidentes de trânsito caiu 17% de 2012 para 2016, mesmo ano da chegada dos aplicativos de transporte privado ao brasil.

Fonte EBC

Por Deputado Zucco: Nota do Líder da Oposição ao Presidente Jair Bolsonaro

  Presidente Bolsonaro, receba neste momento tão difícil toda a nossa energia, nossas orações e a nossa força. Saber do seu diagnóstico, depois de noites de sofrimento, de vômitos, soluços, falta de ar, pressão baixa, nos parte o coração. Mas também nos move a reforçar ainda mais o quanto o senhor é amado e respeitado por milhões de brasileiros. A

Senador Hamilton Mourão cumpre agenda no Rio Grande do Sul com visitas institucionais e encontros em Canoas e Porto Alegre

O senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) estará em agendas oficiais nos dias 18 e 19 de setembro, passando pelos municípios de Canoas e Porto Alegre. As atividades envolvem visitas a empresas, instituições sociais e de ensino, além de encontros com representantes de órgãos municipais.   Dia 18 de setembro – Canoas   A agenda se inicia às 14h, com visita à