sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Bastidores

FOTO: CRISTIANO GUERRA-ALERS/AP

Informações dos free shops

O deputado Frederico Antunes acabou se transformando, no Estado, praticamente na principal fonte de informações a respeito do processo de implantação das lojas francas, ou “free shop”, nas cidades brasileiras de fronteira. Na condição de presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Implantação de Free Shops em Cidades de Fronteira, ele tem sido procurado por diferentes orgãos e entidades para atualizar as informações sobre o processo. Esta semana, palestrou na reunião de diretoria da Federasul, em Porto Alegre, quando apresentou um balanço completo da atual situação. As primeiras lojas do lado brasileiro devem estar funcionando ainda neste primeiro semestre deste ano.
O Rio Grande do Sul será o primeiro Estado dos 10 autorizados a ter lojas em operação.

FOTO: CRISTIANO GUERRA-ALERS/AP

Na selva

Orepórter-fotográfico de A Plateia Marcelinho Pinto participa neste fim de semana, em Porto Alegre, do curso de “Jornalista de Área de Alto Risco”, promovido pelo Centro de Estudos de Imobilizações Táticas – CEIT. O curso será ministrado pelo renomado e premiado instrutor Diogo Duarte, 1º tenente do Exército Brasileiro e amigo pessoal do jornalista santanense. Ele já havia feito o convite algumas vezes e desta vez Marcelinho aceitou participar, recebendo ainda o apoio do Grupo A Plateia para a qualificação.

Campanha na Linha

Como sempre, os processos eleitorais nos dois lados da Fronteira acabam envolvendo políticos tanto de Livramento quanto de Rivera. Desta vez, com a realização muito próxima das eleições no vizinho país, cada vez mais há políticos santanenses envolvidos no páreo. Nome conhecidos, como o ex-vereador e sempre prefeiturável Claudio Coronel e o novo coordenador do Partido Verde em Livramento, Jorge Retegue, já manifestaram apoio ao empresário rural Adan Pimentel, candidato pela Lista 60 do Partido Blanco. Os dois se encontraram recentemente com Pimental em uma solenidade em Porto Alegre, e conversaram sobre a formatação de uma nova força política na fronteira, com foco especialmente no setor primário, tanto em Livramento como em Rivera. A solenidade realizada em Porto Alegre marcou a entrega de novas viaturas para as forças de segurança na fronteira e contou com a participação também do vereador e presidente do PTB santanense Germano Camacho.

Tinha que ser o Chaves…

O núcleo regional da Associação Beneficente Antônio Mendes Filho – ABAMFº dos Cabos e Soldados da BM, popularmente chamado simplesmente de “Clube dos Cabos”, voltará a ter um foco direcionado especificamente à família brigadiana. Essa é a orientação da diretoria estadual da entidade, que trouxe de volta à presidência local o ex-presidente José Paulo Chaves. Chaves, como é conhecido, foi convidado a assumir o cargo, tendo como vice o também sargento aposentado Omar Nobre Severo, ex-patrão do PTG Tropeiros da Tradição. Os dois foram empossados na última quinta-feira pelo vice-presidente estadual da Abamfº, Jairo Conceição da Rosa, em ato que contou com as presenças de outras lideranças da categoria dos policiais militares, entre os quais o presidente local da ASSTBM, André Pereira. Não se trata, porém, de uma direção provisória, já que a nova diretoria terá mandato de três anos. A missão é reconstruir uma associação voltada para a a família brigadiana. As boates de todo fim de semana darão lugar a jantares e bailes gaúchos.
Já estão sendo programadas atividades para a Semana Farroupilha deste ano e, nos próximos dias, deve ser definida a data do jantar no qual será oficialmente apresentada a nova diretoria que está sendo montada.

ediselgarte@jornalaplateia.com
WhatsApp (55) 98445-1829

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,