sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Governador e reitor da Uergs analisam parcerias para estimular desenvolvimento do Estado

Leite destacou a importância da Uergs na formação de talentos e de recursos humanos – Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite e o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Leonardo Beroldt, discutiram, na tarde desta sexta-feira (3/5), possibilidades de parcerias entre o Executivo e a instituição que possam fomentar a inovação e o desenvolvimento no RS.

Acompanhado do secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, o governador ressaltou a importância da Uergs na formação de talentos e de recursos humanos. “A nova economia precisa de incremento para se desenvolver, e a Uergs tem um bonito papel a cumprir neste processo”, disse Leite.

O reitor explicou que já vem conversando com o secretário da Educação, Faisal Karam, a fim de desenvolver um projeto que envolve a educação continuada de professores da rede estadual.

“O governo Leite é o primeiro a assumir esse compromisso de investimento na educação continuada. A ideia é capacitá-los seguindo as diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular”, explicou Beroldt. Também está em tratativas com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, para investir na capacitação de gestores de saúde, principalmente da área municipal.

Além de apresentar um panorama dos serviços ofertados pela instituição, o reitor trouxe demandas da instituição, que serão entregues em ofício ao governador. Beroldt veio acompanhado do diretor de Assuntos Institucionais da Uergs, Aaron Hengles.

A Uergs tem 24 unidades e ministra cursos de bacharelado, licenciatura e tecnólogo nas áreas das Ciências Humanas, da Vida e do Meio Ambiente, das Exatas e Engenharias, além de cursos de especialização e de mestrado.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,