Esteio recebe final nacional do Tiro de Laço do Cavalo Crioulo

Chegou a hora de conhecer os melhores laçadores do ciclo 2019 da raça Crioula. De 26 a 28 de abril, a pista do Cavalo Crioulo do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) será tomada pelas duplas que vão disputar em 14 categorias o lugar mais alto do pódio na final do Crioulaço, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Além disso, concorrem a premiação em dinheiro, que vão de R$ 200,00 a R$ 10 mil dependendo da categoria.

De acordo com o coordenador da Subcomissão de Crioulaço da ABCCC, Marcelo da Cruz Corrêa, a expectativa para a final é das melhores, pois durante este ciclo, que iniciou ainda no ano passado, foi registrado crescimento na procura pelas classificatórias com o objetivo de correr as finais. “Muitas regiões que tinham poucas duplas tiveram crescimento de participantes da modalidade, com algumas delas aumentando até 90%. No rodeio de Porto Alegre, por exemplo, tivemos 150 duplas e há dois anos se tínhamos 50 duplas era muito. Com as mudanças no regulamento a ideia é crescer ainda mais”, observa.

Corrêa destaca também o crescimento da modalidade de laço em todo o país, especialmente na região central, onde usuários e competidores estão apostando no Cavalo Crioulo para as provas de laço comprido. “A modalidade de laço comprido cresceu muito no Brasil e o Cavalo Crioulo acompanhou este crescimento. Muitos prestigiam as provas do Freio de Ouro e procuram filhos destes animais por acreditar nesta aptidão vaqueira e buscam para o laço comprido”, salienta.

As duas novidades para este ano são a inclusão da categoria Potro de Ouro, onde participam animais de 2,8 a 3,8 anos, desde que confirmados junto à ABCCC, e o Laço Inclusivo, especial para laçadores portadores de necessidades especiais. Conforme o coordenador da Subcomissão de Crioulaço da ABCCC, há grande procura por inscrições nestas duas novas modalidades que estarão em pista no próximo final de semana.

Confira a programação

25 de abril de 2019 (Quinta–feira)

13h – Recepção dos Visitantes e Convidados

26 de abril de 2019 (Sexta-feira)

8h – Início das inscrições das modalidades e entrega dos coletes
9h – Laço Veterano + 65 anos
– Laço Irmãos
– Laço Senhor de 45 a 64 anos
– Laço Pai e Filho
– Laço Pai e Filha
– Laço Piá
– Laço Guri
– Laço Copa Cabanhas do Laço (1 inscrição por dupla)
Força A: 5,000,00 (para em 4 duplas ou menos)
Força B: 3.000,00 (para em 10 duplas ou menos)
20h – Tertúlia livre

27 de abril de 2019 (Sábado)

7h30min – Laço Criador (Classificatória)
– Laço Feminino até 12 anos
– Laço Feminino acima de 12 anos
– Laço Inclusivo
– Laço Dupla Final Nacional
12h – Pausa para o Almoço (descanso do gado)
– Laço Dupla Final Nacional
– Laço Potros de Ouro
19h – Abertura Oficial da Final Nacional do Crioulaço
– Show Artístico

28 de abril de 2019 (Domingo)

7h30min – Final Laço Criador
– Final Força C
– Final Força B
– Final Força A

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Grupo Aplateia