ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Chuva e vento forte causam estragos pelo interior do Rio Grande do Sul

O mau tempo atingiu diversas cidades do interior do Rio Grande do Sul entre o fim da tarde de segunda-feira (15) e a manhã desta terça (16). Chuva e vento forte causaram estragos como queda de árvores, alagamentos, danos em propriedades rurais e em casas, além de falta de luz. Também choveu forte em Porto Alegre e na Região Metropolitana.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o maior volume de chuva foi de 59,4mm até as 20h de segunda, em Tupanciretã, o que corresponde a 36% da climatologia de abril (165,1mm), 29,4mm em Quaraí e 20mm em Jaguarão.

Foi também em Quaraí o registro de vento mais forte, com rajadas que alcançaram 84,6km/h no fim da tarde de segunda. Em Dom Pedrito, a velocidade chegou a 82,4km/h, às 20h.

A partir do fim da tarde de segunda, foram registrados 7.321 descargas elétricas na região de Alegrete, considerando um círculo de 50km de diâmetro a partir do centro dessa cidade, que fica na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.

Foi nessa região o maior problema de falta de luz, segundo a companhia RGE. A empresa informou que, no fim da manhã desta terça, as equipes trabalhavam na recomposição da rede para restabelecer a energia a 9 mil clientes. A CEEE diz que houve algumas situações pontuais que já foram normalizadas.

Estragos pelo interior

Gentil, Região Norte

A comunidade mais atingida foi a de São Caetano, na zona rural. Armazéns, silos e galpões foram destruídos. Nove propriedades rurais foram atingidas, além da igreja e do salão da comunidade.

Alegrete, Fronteira Oeste

O temporal durou cerca de 30 minutos. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 30 casas foram destelhadas, e árvores caíram sobre residências. Fios de alta tensão e postes também foram atingidos, deixando parte da cidade sem luz e água. A força do vento ainda derrubou uma bomba de combustíveis sobre um táxi que estava abastecendo.

Rio Grande, Sul

O vento forte, de 72km/h, segundo a Praticagem da Barra, interrompeu as operações do porto a partir das 7h desta terça. A situação permanecia igual no começo da tarde. A Defesa Civil não recebeu chamados de auxílio da população.

Litoral Norte

A estação da praia de Tramandaí registrou rajadas de 69km/h às 7h desta terça. A Secretaria de Obras diz que está trabalhando na limpeza das ruas em Xangri-Lá, após estragos causados pelo vento forte.

Previsão para os próximos dias

Na quarta-feira (17), o sistema de baixa pressão se afasta do estado, e uma massa de ar seco ganha força. Na quinta (18), pode chover no Leste, principalmente no Litoral. O dia pode começar com nevoeiro. Depois, as temperaturas começam a aumentar.

Na sexta-feira (19), porém, uma nova frente fria se aproxima, com chuva para a parte Sul do estado. A instabilidade avança para o Norte e para a Fronteira Oeste.

No domingo (20) de Páscoa o tempo melhora e volta a ficar firme em todo o estado, ainda que o céu fique nublado em alguns momentos.

A previsão é da Somar Meteorologia.

Fonte: G1 RS

Nota oficial – Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Mais uma vez, o direito de propriedade, cláusula pétrea da nossa Constituição, foi desrespeitado em nosso país. Os responsáveis por esta grave violação avisaram com antecedência que cometeriam o crime de esbulho possessório e nada foi feito. Também temos testemunhado cenas repugnantes, gente armada com paus e facões impedindo o direito de ir e vir de trabalhadores. Uma verdadeira barbárie,

Encontro discute possibilidade de congelamento de valores e mudanças na avaliação do ITR

Em reunião realizada, na manhã de hoje, no Sindicato Rural, foi proposto ao Executivo um congelamento no valor cobrado dos produtores, bem como uma reformulação na avaliação da cobrança A Secretária da Fazenda de Sant’Ana do Livramento Gisela Alvarez participou, na manhã desta segunda-feira (15), de um encontro com a diretoria da Associação e Sindicato Rural para discutir assuntos pertinentes