ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Primeiro grupo prioritário já pode buscar vacina contra Influenza

Até dia 18 de abril crianças entre 06 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias e gestantes em qualquer período gestacional tem prioridade para a imunização

Iniciou na quarta-feira (10), a 21ª campanha de vacinação contra a Influenza, o Ministério da Saúde priorizou estes dois grupos por conta de um estudo que constatou o baixo número de imunizações realizadas, apenas 57% destes grupos foram vacinados em 2018.
“Abrimos este período pré-campanha para tentarmos atingir a meta de imunização, contamos com a colaboração dos pais para levar seus filhos até à sala de vacina mais próxima. A vacina leva cerca de 10 dias para sua eficácia total, então quanto antes for aplicada, antes estará protegido. Infelizmente, se torna mais difícil atingirmos a meta nestes dois grupos por conta do receio, vale lembrar que a vacina quando aplicada em uma gestante a proteção se expande também para o bebê, a criança já nasce protegida contra a Influenza”, disse a coordenadora epidemiológica, Gabriela Formoso.
A partir do dia 22,a imunização será ampliada a outros grupos: trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% de cada grupo, essa meta quando atingida retorna para o município em forma de incentivo do governo federal. A vacina contra a gripe está disponível em todos os postos de saúde da cidade. Pacientes crônicos com idade inferior a 60 anos precisarão de uma prescrição médica para a aplicação, como explicaPatrícia Schwiderke, enfermeira na Unidade Sanitária.
Álvaro Antunes, de 71 anos, disse que é importante se vacinar. “Primeiro lugar por causa da idade, quanto mais velho mais cuidados devemos ter, prevenção é fundamental e, por conta disso, quero ser um dos primeiros a ser vacinados”, disse.
Para o “seu” Ferreira, de 69 anos, a pé tudo. “Assim se evita todas as doenças que essa vacina previne, e isso é muito importante”, afirmou. A previsão do término da campanha de vacinação é dia 31 de maio. Podendo ser prorrogada, caso necessário.

A vacina já foi realizada nas pessoas do grupo prioritário