Dança das cadeiras marcada por polêmica interna no PTB

Nomeação de integrantes do partido ao Executivo Municipal aumentou ainda mais o racha criado há semanas com a decisão de integração com o Governo

A semana foi marcada pela dança das cadeiras no Executivo Municipal. Como já era previsto, tomou posse na Secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, o secretário Alencastro Feippe Martins (PTB). Ex-secretário da pasta, Alencastro reassume a secretaria como parte de um trato que o Partido Trabalhista Brasileiro, através do seu presidente, o vereador Germano Camacho, fez com o Governo do prefeito Ico Charopen (PDT) para colaborar com a Administração Municipal. Além de Alencastro já foram anunciadas as nomeações de, pelo menos quatro pessoas, também do PTB para o segundo escalão do Governo. O tema ainda está causando tumulto entre correligionários do partido.

Metas

Entre as metas do secretário Alencastro está o estacionamento rotativo, projeto que foi – de maneira experimental – implementado no Governo do ex-prefeito Glauber Lima (PT), mas nunca chegou a ser efetivado. A licitação, agora, foi finalizada e, de acordo com o secretário Ricardo Dutra, que também estava à frente da pasta, já está disponível. “O primeiro desafio é a questão do estacionamento rotativo, que é a principal expectativa da comunidade. Com início lá em 2012, o projeto do vereador Nilo, começou a ser desenvolvido no governo anterior de forma embrionária, mas teve uma série de modificações e não foi concluído. O prefeito Ico continuou com o secretário Ricardo e prosseguiu com o projeto que está quase em fase de implantação”, disse.
Além do estacionamento rotativo, o novo secretário destaca que um dos projetos que receberá o seu empenho é o que cria a Guarda Municipal. “Este projeto está nas mãos do prefeito Ico e deve ser analisado e encaminhado, se assim o prefeito quiser, para a Câmara de Vereadores, para que seja discutida a criação da guarda municipal. É um projeto de segurança para o Município”, explicou.
Questionado sobre a série de discussões que já causa o tema, principalmente pelo fato do armamento dos guardas municipais, o secretário acalmou a todos: “obviamente ninguém vai colocar a arma na mão de uma pessoa sem que haja as condições psicológicas e técnicas, que são fundamentais. A implementação da guarda não fugirá desses requisitos, ou seja, para colocarmos armas nas mãos do guarda é necessário treinamento e os testes psicológicos”, acrescentou.

Clima no PTB

Apesar das nomeações já terem acontecido, o clima dentro do PTB não é nada amistoso. Nesta semana, o vereador Lídio Mendes Melado, disse não concordar com a ida do seu partido para o Governo de Ico e que, “quem está indo para o Governo é o vereador Germano com o seu assessor”. Na visão de Melado, existiam outras pessoas a serem nomeadas antes do atual secretário de Trânsito. “Eu vou lutar até o fim dentro do partido”, garantiu Melado. O vereador Germano Camacho garantiu que o apoio não é só dele, mas sim de 80% dos correligionários presentes na reunião da executiva provisória do PTB.

Novo secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Alencastro Feippe Martins (Foto: Divulgação/Ascom)

Grupo Aplateia

Anúncios