qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Vereador Aquiles propõe criação do “Dia D” e conscientização nas escolas contra mosquito

A Câmara de Vereadores aprovou na manhã desta segunda-feira, 8, um ante-projeto de lei que propõe a criação de uma política de ações específicas para a prevenção e combate ao mosquito transmissor da dengue, zikavírus e chikungunya na educação municipal de Livramento. O anteprojeto, de autoria do vereador Aquiles Pires, busca a conscientização de professores e estudantes da educação infantil e do ensino fundamental quanto a aspectos como a necessidade do combate aos focos de acumulo de água durante o ano todo, visando torna-los multiplicadores e orientadores do assunto em suas casas e nas comunidades das quais fazem parte.

A proposta de Aquiles Pires é que o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação elabore uma programação, com o apoio da Vigilância em Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, para a implantação dos procedimentos necessários para o cumprimento do projeto. “Considerando que muitas pessoas proíbem que os agentes de combate a endemias atuem no interior de suas propriedades ou residências, esta proposta contribui para que as crianças possam ser multiplicadoras deste assunto em seus lares e em suas comunidades”, justifica o Vereador.

Na ideia dele é que o tema passe a fazer parte das atividades extracurriculares das escolas em caráter permanente, na forma de realização de campanhas educativas e palestras informativas que abordem aspectos como os procedimentos de prevenção e combate ao mosquito, os riscos das doenças causadas por ele e ainda a necessidade do combate ao acumulo de água nos pátios, jardins ou mesmo lugares ermos como galpões e depósitos, entre outros. “Como legisladores, é nosso dever buscar e propor formas de combate ao mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da febre Chikungunya”, reforça Aquiles Pires.

Ele ainda propõe que a própria política de combate ao mosquito nas escolas municipais preveja uma data para a instituição do “Dia D” de prevenção e combate ao mosquito na educação municipal, com o objetivo de envolver o máximo possível de educadores e estudantes em uma grande mobilização municipal de conscientização. A aprovação unânime dos vereadores do anteprojeto de lei de autoria do vereador Aquiles Pires indica o acerto dessa iniciativa. Agora, a matéria seguirá para o Executivo Municipal, que deverá adotar os procedimentos para elaboração do respectivo Projeto de Lei a ser aprovado para a implantação da proposta.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.