sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Pecuária forte: região recebe representantes de 9 países interessados no Agrobrasileiro

O grupo realizou visitas ao porto de Rio Grande, à Estância Santa Maria, em Bagé, e à Estância Guatambu, em Dom Pedrito

Técnicos agrícolas e representantes de nove embaixadas, no Brasil, participaram nesta semana, da 5ª edição do programa Intercâmbio AgroBrazil para conhecer propriedades rurais que são referência em modelo de produção sustentável no Rio Grande do Sul. Na segunda (1º), depois de uma reunião na Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre, a comitiva visitou o porto de Rio Grande, onde é escoada a produção agropecuária do Estado.
No dia seguinte (2), os representantes das embaixadas da Austrália, Burkina Faso, Chile, China, Egito, França, Irã, Japão e Singapura seguiram para Bagé, para conhecer o trabalho desenvolvido na Estância Santa Maria.
A despedida dos diplomatas de nove países que passaram pelo Rio Grande do Sul nesta semana foi feita com um brinde que surpreendeu até mesmo ao adido agrícola francês, FranckFoures. Apresentada com destaque na visita à Estância Guatambu, a produção de vinhos e espumantes se sobressai, hoje, entre as muitas atividades da família Pötter.
A escolha da propriedade rural de Dom Pedrito para encerrar o roteiro organizado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) no Estado não foi por acaso. Na fazenda, o grupo pode ver desde o beneficiamento da uva a inovações como a produção de energia solar, passando pelas tradicionais atividades de pecuária e lavouras de grãos.
“Apesar de o consumidor francês ter um produto local excelente, ele também busca diversificar e ter novas experiências com espumantes. E a produção daqui pode surpreender pela origem brasileira, pelo sabor e pela qualidade”, elogiou Foures.
Assim como o conselheiro agrícola da França, o representante da embaixada do Japão, HirakuHota, destacou o crescente consumo de vinhos e espumantes de alta qualidade pelos asiáticos como um potencial mercado para o produto gaúcho. “Estes vinhos (finos) estão ficando mais populares no Japão, e nunca vi o produto (brasileiro) no país. Acho que, no futuro, e rapidamente, serão exportados para lá”, ressaltou Hota.
Antes da degustação da produção local de carnes e vinhos, a apresentação feita pelo proprietário, Valter Pötter, sobre os investimentos em sustentabilidade, deixou agradavelmente surpresa a delegação.
Há três anos, a propriedade recebeu os primeiros painéis solares, instalados sobre as áreas de estacionamento coberto. Hoje, as 600 placas que integram o sistema já respondem por toda a energia consumida pela propriedade, e ainda sobra. “Tínhamos um custo anual de energia em torno de R$ 20 mil. Hoje, é zero. Desde quando criamos a vinícola, em 2012, tínhamos a ideia de ter autonomia energética. Estudamos até ampliar a produção de energia, como um novo negócio, que parece ser muito viável”, destacou Pötter, que investe para manter a estância em elevado nível de sustentabilidade.
Sobre o roteiro pelo Estado como um todo, após passar também por Rio Grande e Bagé, para a diplomata de Burkina Faso, Sonia Quedraogo, o grande destaque é a diversidade de culturas, as extensas áreas de terra das propriedades e a mecanização do campo.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos