sáb, 20 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Negociações do PTB com o Governo ficaram para a semana que vem

Germano Camacho (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Cinco correligionários do partido não foram nomeados pelo prefeito Ico Charopen

Continua indefinida a situação do ingresso do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Governo do prefeito Ico Charopen (PDT). As negociações se intensificaram na última semana com a liderança do presidente do PTB, vereador Germano Camacho, porém, com o voto contrário do vereador Lídio Mendes – Melado, para o ingresso na Administração, o martelo não foi batido e as nomeações não aconteceram. Na manhã de sexta-feira (05), Camacho reconheceu a posição contrária de Melado, que já era pública e reafirmou que foi a decisão da maioria do partido.
Apesar das opiniões divergentes, Germano disse aguardar a nomeação de cinco correligionários do PTB:“Alencastro Feippe Martins, que deve assumir a secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana; Renato Ucha, procurador jurídico; e os suplentes de vereador Jorge Onze, Marquinhos e o Júlio Cesar, todos líderes comunitários”, disse Germano.
O petebista afirmou que houve o encaminhamento ao Executivo e não há previsão de quando devem ser nomeados. “Eu sou vereador até 2020 e quero trabalhar pela cidade, essa é a nossa intenção neste momento, estamos sempre em contato com o governo municipal para poder encaminhar as demandas ao Poder Público. Se nós formos para o Governo e, depois de um tempo analisarmos internamente que nós não estamos colaborando com o Município nós vamos agradecer e sair”, afirmou Germano.
E continuou. “A avaliação que eu faço é a mesma de vários municípios, as dificuldades financeiras são grandes e existe ainda as turbulências políticas que temos aqui na nossa cidade e nós vamos ter que resolver. Quem mais sofre com os problemas de relacionamento político é a cidade”, explicou Germano.
Na semana passada foi levantada a possibilidade de um processo de impeachment do prefeito Ico Charopen (PDT), questionado sobre o tema, Germano respondeu que não vê assim. “Até o momento não vejo nada que possa causar um afastamento do prefeito, até porque eu sou democrático. Se o PTB entrar no governo é para avançar no que está bom e inverter o que não está bem, como por exemplo, a turbulência política que hoje está prejudicando o Governo Municipal. Nós estamos indo a Brasília para buscar emendas para melhorar asfalto. E também estamos indo em busca de respostas para a saúde, que nós devemos falar com o governador e o vice-governador”. E completou: “nós não estamos indo para encobrir erros, mas para ajudar o Governo Municipal. Todos conhecem o vereador Germano Camacho. Jamais alguém me procurou para encobrir alguma falcatrua, mas se chamou, foi a pessoa errada. A minha maneira de agir eu sei qual é, nós temos que saber os fatos. Ouvimos bastante boatos, mas nós temos a Justiça, o Ministério Público que podem atuar. Se surgir aqui na Câmara algum fato concreto que possa prejudicar o Governo nós vamos ter que conversar com o Partido, não somos Maria vai com as outras”.

Germano Camacho (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,