sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Legisladores santanenses participam em Brasília de ato pela inclusão de autistas

O vereador Maurício “Galo” Del Fabro, presidente do Poder Legislativo Municipal de Sant’Ana do Livramento, juntamente com os vereadores Carlos Nilo Pintos e Aquiles Pires, participou na manhã desta terça-feira, 2, do ato que marcou a celebração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, realizado no Plenário do Congresso Nacional, em Brasília. A data está sendo utilizada pelas autoridades e entidades ligadas à defesa dos direitos e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista – TEA para promover a sensibilização e conscientização da população sobre o crescente número de autistas na sociedade e os benefícios do diagnóstico precoce como instrumento de valor inestimável para o correto tratamento.
Sant’Ana do Livramento já ganhou destaque nacional em ações de atenção às pessoas com TEA, tendo sido pioneira na realização de eventos voltados ao esclarecimento e sensibilização sobre o autismo, através do Seminário “Todo Autista é Único”, que já está em sua 6ª edição no município e já começa a ser realizado e vários outros municípios do Rio Grande do Sul, e também a criação de curso para qualificação de cuidadores no SENAC, que serve de modelo para todo o País. Galo, Aquiles e Nilo destacaram a importância do ato realizado no Congresso. “É importantíssimo o alerta para toda a população sobre essa questão no fortalecimento da luta pelos direitos das famílias e das pessoas com TEA”, destacou o Presidente do Legislativo santanense.

REPRESENTAÇÃO NACIONAL

O vereador Carlos Nilo, que possui um trabalho intenso e comprometido com a causa da inclusão de pessoas com TEA, foi eleito durante o ato em Brasilia para o cargo de Coordenador Regional pela Associação de Defesa dos Autistas do Brasil. Criador dos seminários “Todo Autista é Único” e proponente da criação do curso no SENAC, Nilo destacou a importante visibilidade que esse movimento vem conquistando. Ele citou com especial relevância no ato realizado em Brasília a participação da banda Taime Audi, formada por autistas, que já ganha espaço inclusive em canais como a Netflix.

AGENDAS

Galo, Nilo e Aquiles estão em Brasília para a reunião que busca acelerar o processo de criação das Lojas Francas, ou “free shops”, em 32 cidades brasileiras de fronteira consideradas gêmeas de municípios de países vizinhos. A abertura das lojas foi autorizada por Lei Federal publicada em dezembro de 2012 mas ainda enfrenta dificuldades burocráticas para se tornar realidade. Os legisladores santanenses estão participando de várias audiências organizadas pelo grupo de municípios contemplados pela medida, que buscam a liberação da abertura das lojas como instrumento de geração de empregos e renda para as comunidades de fronteira.
Outra pauta que está sendo tratada pelos vereadores santanenses na Capital Federal, ainda, é relacionada aos projetos vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida, voltados para Sant’Ana do Livramento. O vereador Aquiles Pires explica que a comitiva santanense busca agilizar projeto de 197 casas do empreendimento imobiliário Vila Nova II, na Faixa 1 do MCMV, organizado pelo Centro de Assessoria Cooperação e Mobilização, utilizando recursos do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS. O legislador esclareceu que os projetos já estão todos aprovados e as famílias selecionadas e aptar a contratar com a CEF, restando a necessidade de agilizar esse procedimento para concretização do projeto.

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e