qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Estado abre colheita de uma das maiores safras de soja da história

Na colheitadeira, governador Leite acompanha a abertura oficial da colheita da soja no RS na manhã deste sábado em Tupanciretã – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O município de Tupanciretã, conhecido como Capital Gaúcha da Soja por ser o maior produtor do grão do estado, sediou na manhã deste sábado (30) a 12ª Abertura Oficial da Colheita da Soja do RS. Realizado no Complexo Tupanciretã, área de 200 hectares com lavoura experimental da prefeitura, o evento reuniu produtores, empresários e autoridades.

“Faço questão de estar aqui para prestar minha homenagem e em nome de todo o povo gaúcho a quem empreende no campo, se submetendo ao imponderável do clima, além de enfrentar todas as dificuldades de infraestrutura, tributária e burocracias, gera riqueza e sustenta nossa balança comercial”, afirmou o governador Eduardo Leite em seu discurso, logo após participar do ato simbólico de colher os primeiros grãos da safra de verão 2018/2019.

Soja Tupaciretã 04
“Faço questão de estar aqui para homenagear quem gera riqueza e sustenta nossa balança comercial”, disse Leite – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

O Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de soja do país, atrás apenas de Mato Grosso. Apesar das chuvas intensas de setembro e outubro terem prejudicado o desenvolvimento de algumas lavouras, a expectativa da safra 2018/2019 indica aumento na produção de 9%, com 18,7 milhões de toneladas do grão. Se for concretizada, poderá ser a segunda maior da história do RS.

Para alcançar esse patamar, o produtor tem usado de todos os meios para ampliar o uso de tecnologia a fim de reduzir custos, aumentar produtividade e, dessa forma, melhorar a rentabilidade. Foi por esse caminho que a produtividade da soja saltou de 2.823 kg/ha na safra 2006/2007 para 3.394 kg/ ha na safra 2017/2018 – aumento de 20% em apenas 10 anos.

Saudando o esforço e a resiliência do produtor, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, afirmou que o seu papel e o do governo como um todo é não atrapalhar. “Estamos fazendo um grande esforço pela desburocratização da nossa agricultura, de forma que o olhar do órgão fiscalizador seja de incentivo, não apenas de punidor. Estamos aqui para sermos parceiros do agricultor”, destacou Covatti Filho.

Soja Tupaciretã 02
Faz parte da celebração jogar para o alto os primeiros grãos colhidos pela máquina na festividade – Foto: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Foco na agenda de desenvolvimento

Além de comemorar mais uma safra histórica, a Abertura da Colheita é um momento importante para tratar sobre as demandas do setor. Nesta edição, foram destacadas a necessidade de investimentos nas estradas da região e de desburocratização e agilidade para levar adiante projetos das propriedades rurais.

O governador afirmou que, além da agenda de combate à crise fiscal, sua gestão tem uma agenda paralela de desenvolvimento sustentada no tripé redução de tributação, de burocracia e de custos logísticos. Para levar adiante esse último, Leite destacou o recém-lançado RS Parcerias, programa para estimular parcerias público-privadas (PPPs) e concessões no estado nas mais diversas áreas.

TUPANCIRETÃ, RS, BRASIL, 30/03/2019 - Governador Eduardo Leite participou neste sábado (30) da abertura oficial da 12º Colheita da Soja no Rio Grande do Sul. Fotos: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Expectativa da safra 2018/2019 indica aumento de 9% na produção, com 18,7 milhões de toneladas do grão – Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Além de quatro projetos já lançados, que envolvem concessões de duas rodovias, da rodoviária da capital e do zoológico, um estudo está em andamento para avaliar quais ativos podem ser trabalhados em parceria com a iniciativa privada, o que inclui novas estradas, hidrovias, Porto do Rio Grande, aeroportos regionais, entre outros equipamentos públicos que irão beneficiar as importantes regiões produtores do estado. Além disso, com a administração de serviços importantes à população pelo setor privado, sobrará ao governo recursos para investir em locais que não despertam interesse de parceiros, mas que são estratégicos para o desenvolvimento do RS.

“O estado tem de ser estado onde o privado não alcança porque não se sustenta como negócio. É ali que a gente tem de colocar os recursos, para induzir o crescimento e estimular o desenvolvimento em todas as regiões”, apontou Leite.

“Não é sobre não termos problemas, mas sobre sermos capazes de superá-los. As demandas de vocês serão consideras. Não vou aqui fazer promessas que poderei não conseguir cumprir, mas tenham certeza de que viabilizando reformas e buscando na parceria com o setor privado, nós vamos conseguir dar curso a investimentos que farão com que o escoamento seja feito com mais qualidade, mais segurança e menor custo”, concluiu o governador.

Entre as autoridades presentes, estiveram o senador Luis Carlos Heinze, o deputado federal Jerônimo Goergen, o deputado estadual Frederico Antunes, o prefeito de Tupanciretã, Carlos Augusto Brum de Souza, e o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Elmar Konrad.

Postado por Matias Moura

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos