sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

1º Congresso Islâmico lota auditório da Unipampa

Aconteceu nesta sexta-feira (22), o 1º Congresso Islâmico, em Sant’Ana do Livramento. O evento promovido pela Sociedade Árabe e Muçulmana do Município contou  com a presença do embaixador da Palestina no Uruguai, líderes religiosos e autoridades do Brasil e do exterior para abordar o tema Islam – Religião da Convivência e da Harmonia.

O congresso no auditório de eventos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) teve o objetivo discutir um tema bastante atual, tendo em vista a crescente onda de intolerância e discriminação no país e no mundo. “Mesmo com a informação abundante e acessível a todos através da internet e dos próprios meios de comunicação, existe ainda muita desinformação em boa parte da sociedade menos esclarecida, e que tem gerado preocupação devido à crença em pré-conceitos errôneos”, destacaram os organizadores.

Um dos destaques do evento é que aconteceu na Unipampa. Para a organização do evento, o local foi adequado para tratar e debater temas de extrema importância como o que foi abordado, tendo em vista que o público convidado é formado de acadêmicos, professores da própria instituição e de diversas escolas do Município e de Rivera.

A comunidade árabe e muçulmana está presente no Município há mais de 65 anos, convivendo sempre de forma respeitosa, harmônica e pacífica, tendo sempre contribuído de forma significativa para o desenvolvimento econômico e cultural do município. “Viemos discutir e debater a paz e escolhemos Livramento por ser a Fronteira da Paz. Diante do que estamos vendo no mundo todo, está questão, agora, de terrorismo, pessoas invadindo igrejas, mesquitas, escolas. Resolvemos trazer palestrantes para discutir o que a paz hoje no mundo”, disse Raed Shweiki, um dos idealizadores do evento que lotou o auditório da universidade.

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos