Nota de Repúdio

O Jornal A Plateia, presente na história de Santana do Livramento há 82 anos, cidade acolhedora e hospitaleira com seus imigrantes e com aqueles que escolheram esta Fronteira como Nova Casa e o Brasil como novo país, em especial a Comunidade Árabe Palestina, vem a público manifestar seu repúdio aos ataques às Mesquitas Masjid Al Noor e Linwood, localizadas na cidade de Christchurch, na Nova Zelândia.

Alegando ser de extrema-direita e anti-imigração, um australiano de 28 anos foi um dos quatro suspeitos detidos após o ataque. Segundo relatos da mídia, ele pertence a um grupo que dissemina mensagens de ódio, especialmente contra muçulmanos. O crime – que resultou, até o momento, em 49 mortes, além de deixar muitos feridos – foi filmado pelo atirador e publicado numa rede social.

É inconcebível aceitar que posições políticas, ideológicas ou religiosas sejam justificativas para atentar contra a vida de outrem. Também é difícil aceitar que templos religiosos, que reúnem pessoas em busca de paz e de comunhão com Deus, sejam invadidos por aqueles que desejam transformar fieis em vítimas de seu ódio. Repudiamos este atentado e outros contra qualquer fé e credo.

Repudiamos ainda o atentado na escola Estadual Raul Brasil em Suzano e prestamos nossa solidariedade com todos os familiares das vítimas.

Grupo Aplateia