Sesc apresenta pesquisa com melhora da saúde bucal infantil no Estado

A 14ª edição do Encontro Anual do Programa Sesc Sorrindo Para o Futuro acontece no dia 26 de março, a partir das 8h30, no Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665) e traz boas notícias sobre a saúde bucal das crianças gaúchas: em 2018 houve redução do número de dentes decíduos cariados, perdidos e/ou obturados na população pesquisada, que compreende 28.716 mil alunos, de 1.746 escolas públicas do Rio Grande do Sul.

O detalhamento da pesquisa será divulgado durante o evento com apresentação de indicadores de epidemiologia bucal nas escolas gaúchas. Além disso, serão reconhecidos os municípios parceiros que melhor executaram o Programa Sesc Sorrindo para o Futuro ao longo de 2018. São eles: Boa Vista do IncraMormaço e Vista Alegre do Prata (Categoria municípios com até 350 alunos)TaperaSoledade e Tuparendi (Categoria municípios entre 351 até 1.000 alunos); e Nova PetrópolisFarroupilha e Três de Maio (Categoria 1.001 alunos ou mais).

A atividade também conta com palestras que abordam os três temas-chave do projeto – estímulo para uma alimentação mais saudável, saúde bucal e prática regular de atividades físicas – e a forma como estes impactam na qualidade de vida dos alunos assistidos e sua consequência nas demais etapas da vida.

O encontro, que reunirá representantes de escolas, professores, odontólogos e profissionais de saúde de diversos municípios gaúchos, terá além da apresentação da pesquisa e da premiação dos destaques, três momentos de troca de experiências com autoridades na área da saúde. Serão palestrantes: o Prof. Dr. Carlos Alberto Feldens com o tema “Promovendo saúde bucal da criança: presente e futuro”; o Dr. Pedro Schestatsky abordando “Como Viver 100 Anos”; e o Dr. Guilherme Guaragna Filho tratando sobre “Obesidade: a grande doença pediátrica do século XXI”.

Sobre o Sorrindo Para o Futuro – Pioneiro no Brasil, o programa tem por objetivo melhorar o bem-estar das crianças a partir da formação de hábitos saudáveis. Desta forma, o programa estimula e incentiva as escolas públicas a construírem uma rotina de hábitos de higiene bucal, alimentação e atividades físicas mais benéficas à saúde. O projeto é realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em parceria com as prefeituras municipais desde 2003. Em constante inovação, o projeto vem trabalhando na prevenção de fatores de risco comuns às doenças crônicas, estimulando a formação de escolas promotoras de saúde e gerando motivação e envolvimento da comunidade escolar. A programação completa do evento pode ser conferida abaixo.

Saúde Sesc – O Saúde Sesc – Uma Vida Melhor trata-se do conjunto de ações desenvolvidas pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc em prol da promoção de uma vida mais saudável para os gaúchos. Desde sua criação, o Sesc tem a saúde como uma de suas prioridades e por isso desenvolve atividades na área preventiva e curativa com iniciativas como o programa Sorrindo para o Futuro, Unidades Sesc de Saúde Preventiva e OdontoSesc, além dos consultórios odontológicos e dos Espaços Sesc + Saúde.

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário