Longa-metragem com Thiago Lacerda roda cenas em Bagé

Diretor Rogério Rodrigues e Thiago Lacerda em primeira leitura de roteiro

Presença constante na cidade desde que conheceu a região durante as filmagens da série “A Casa das Sete Mulheres” e, mais recentemente, o filme “O Tempo e o Vento”, Thiago Lacerda volta a contracenar em Bagé. Desta vez, o ator estrela o longa-metragem “Além de Nós”, com direção de Rogério Atama Rodrigues.

De acordo com a equipe de produção do filme, as filmagens iniciam em Bagé, no dia 6 de abril. Serão rodadas cenas em mais oito cidades, em sete estados brasileiros, encerrando as filmagens na Bahia, em 20 de maio. A previsão de estreia do longa no cinema é setembro de 2020.O projeto foi vencedor do edital de Desempenho Comercial do Fundo Setorial do Audiovisual com produção da Atama Filmes. A equipe já está em fase de pré-produção. Os atores, inclusive, participaram de uma leitura de roteiro há poucos dias, em Porto Alegre.

O road movie, escrito e dirigido por Rogério Rodrigues, conta a história do jovem Léo, que após perder o emprego e presenciar a morte do pai, descobre uma antiga fotografia acompanhada de uma carta, que lhe dará um novo rumo para resgatar a sua própria identidade. Léo precisará deixar a remota “Dos Passos”, localidade rural no Sul do Brasil, de onde nunca saiu. Acompanhado do tio Artur (Thiago Lacerda), partirá em uma jornada rumo ao Rio de Janeiro, em um universo contemporâneo e globalizado, para se defrontar com seu próprio destino.

O diretor conta que, na concepção do roteiro, preferiu trabalhar com um lugar fictício, batizado de “Dos Passos”, lugarejo formado por pequenas propriedades rurais entre a “Estância dos Antunes” e a “Estância Portal”, localizado na fronteira do Brasil com o Uruguai, entre a cidade de Bagé e as uruguaias Rivera e Melo. “A ideia é produzirmos um filme universal, que mostra a trajetória do campo para um grande centro urbano, que possa ser compreendido por diferentes culturas. A proposta é muito imagética e acredito que seja o primeiro filme que retrata o gaúcho fora do seu ambiente geográfico, em uma jornada por diferentes culturas regionais da metade Sul do Brasil. É, acima de tudo, um filme muito humano”, explica.

Rodrigues destaca que Bagé encantou a equipe por sua arquitetura cosmopolita em meio ao pampa e próximo da região fronteiriça onde imaginamos. Desta forma, “Dos Passos” passa a ser um distrito fictício de Bagé. “Além de compor a atmosfera adequada ao filme, encontramos em Bagé a estrutura necessária para construirmos as locações deste lugar, gênese desta aventura road movie.

Adoramos Bagé e acreditamos que teremos ótimos dias de gravação”, antecipa.
Também fazem parte do elenco Ingra Lyberato, Naruna Costa, Ida Celina, Duda Meneghetti, Nestor Monastério e Clemente Viscaíno, entre outros nomes. A produção executiva é de Ane Siderman e Rogério Rodrigues, com direção de fotografia de Renato Falcão, direção de arte de Rose França e direção de produção de Aline Simmi.

Jornal Minuano da cidade de Bagé

Grupo Aplateia