ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Projeto de Lei propõe estadualização da estrada do Upamaroti

O projeto de autoria do vereador Ulberto Navarro “Garrão” propõe tornar os 100 km da estrada que liga Livramento a Dom Pedrito em uma rodovia estadual

Está em fase de tramitação, na Câmara Municipal de Livramento, o projeto do vereador do PDT, Ulberto Navarro “Garrão”, que propõe a estadualização do trecho de 100km da estrada do Upamaroti que liga o nosso município a cidade de Dom Pedrito.
A região do Upamaroti é uma das áreas mais produtora do setor primário agrícola e de pecuária do nosso município, com destaque para a ovinocultura, criação de gado e plantações de soja, sendo considerada um celeiro tanto de Livramento quanto de Dom Pedrito, pois, muitos produtores do município vizinho possuem terras na região.
Segundo o vereador,a principal justificativa apontada por ele para a proposição são as diversas solicitações de produtores, moradores e motoristas que trafegam pela estrada que há décadas é motivo de discussão por conta das suas péssimas condições de trafegabilidade. Por ser uma estrada bastante extensa, e ser de solo de arenito,a manutenção do trecho se torna complicada, pois, não existe basalto (material utilizado na recuperação) nas proximidades e, por esse motivo, os custos se tornam elevados para o nosso município, que não dispõe de condições como equipamentos, máquinas, pessoal e material adequado para a recuperação.
Em 2018, uma parceria entre a prefeitura e exército brasileiro foi firmada para recuperação emergencial de alguns trechos da estrada, mas, mesmo assim com os altos volumes de chuva as medidas foram apenas paliativas e não resolveram o problema de quem precisa utilizar aquela estrada para escoamento da produção, como é o caso da soja que possui uma grande área plantada no Upamaroti onde, inclusive, a empresa Agrosojaconstruiu, recentemente, um entreposto para armazenar o grão.

Parcerias 

No dia 20 de fevereiro, o vereador Garrão esteve visitando o prefeito de Dom Pedrito para expor o projeto e pediu a colaboração do município vizinho nesta luta, pois é de interesse de todos que a estrada ganhe o status de estadual, pois assim facilitará a aquisição de recursos financeiros para sua manutenção.“Estivemos reunidos com o prefeito Mário Augusto, quando levamos o projeto de estadualização (RS) da Estrada do Upamaroti, ele e sua equipe se mostraram entusiasmados e, se colocaram à inteira disposição para trabalharmos juntos. Na reunião ainda estavam presentes a Secretária Municipal de Planejamento de Dom Pedrito, Sra. Luciane Moura, oSecretário Municipal de Obras, Sr. Clodoaldo dos Santos e o Diretor de Estradas Rurais, Sr. Sérgio Soares. Continuaremos em busca de melhorias para os nossos munícipes” destaca o vereador.
O vereador Ulberto Navarro também está buscando outras parcerias para tirar o projeto do papel. No dia 25 de janeiro deste ano, por meio do seu gabinete, foi encaminhado um documento ao professor Rafael Vitória Schmidt, diretor do Campus da UNIPAMPA de Santana do Livramento/RS, solicitando o apoio da universidade.
A proposta também foi encaminhada para o governo estadual durante a gestão Sartori, que repassou ao conselho de administração do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem DAER, que sinalizou de forma positiva e de interesse do estado e encaminhou ainda em 2017, um roteiro a ser seguido para a estadualização de rodovias por iniciativa de municípios conforme Instrução Normativa nº003/2012.

É um projeto muito bom para a nossa região 

Segundo o produtor rural Ricardo Amaral, um dos proprietários da Reculuta Agropastoril, propriedade que fica localizada na região do Upamaroti, o projeto de estadualização da estrada é uma excelente ideia, pois, a região possui muitos produtores e campos de grande qualidade para agropecuária. E a consolidação desse projeto traria mais investimentos e desenvolvimento para o município. “É uma proposta bastante interessante, porque pode melhorar a questão da logística, por exemplo, uma estrada em boas condições de trafegabilidade 365 dias por ano é um motivo a mais para os produtores investirem naquela região, porque esse produtor tem que entrar com insumos e fazer o escoamento da colheita em qualquer época. Acho que assim como ocorreu em outros municípios, os investimentos serão muito altos se houver uma boa infraestrutura gerando assim empregos, com demanda de mão de obra e vai gerar tributos. A estadualização é uma excelente opção já que nosso município não tem condições de manter a estrada em boas condições” encerrou.

Comitiva Santanense reunida com o prefeito de Dom Pedrito Mario Algusto (Foto: Matias Moura)

Matias Moura – contatomatiasmoura@hotmail.com

Sicredi Essência conclui as Assembleias 2024

Coordenadores de Núcleo, do Rio Grande do Sul e Espírito Santo, levaram o voto dos associados e aprovaram a destinação dos resultados e outras pautas