sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

7º RC Mec e 2ª Bia AAAe incorporaram novos recrutas do efetivo variável 2019

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Juntas, as organizações militares selecionaram quase 300 novos jovens para integrar o quadro de militares do Exército Brasileiro, em Sant’Ana do Livramento

O 7° Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec) e a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea, realizaram na manhã de sexta-feira (1º), a solenidade de Incorporação dos Novos Recrutas que prestarão o Serviço Militar Inicial neste ano. Nesta ano, 221 jovens brasileiros adentraram pelo Portão das Armas do Sétimo de Cavalaria e 73 jovens pelo Portão da Bateria, simbolizando a sua entrada no próprio Exército Brasileiro.
As duas solenidades contaram com a presença de autoridades brasileiras e uruguaias, militares da ativa, reservistas e familiares dos novos soldados. Ao longo do ano de instrução, os recrutas atuarão em equipes e serão submetidos a um intenso e controlado programa de treinamento militar, visando ao desenvolvimento de habilidades e atributos inerentes a todo Soldado, tais como: responsabilidade, flexibilidade, resistência, coragem e perseverança, sempre buscando um progressivo e constante aprimoramento técnico profissional.
Na rotina do Quartel, nos exercícios de campanha e durante o cumprimento de diversas missões, o Exército promoverá o culto a valores tais como: patriotismo, civismo, hierarquia e disciplina, além de desenvolver o senso de cumprimento do dever e o amor à profissão militar.
Além de preparar a reserva da Força e cumprir sua missão precípua, que é a de manter a garantia da soberania nacional, o Exército contribui para o desenvolvimento da sociedade brasileira, propiciando o engrandecimento desses jovens recrutas, que, ao final deste ano, retornarão para a vida civil como cidadãos mais cientes de seus deveres e obrigações para com o nosso País e a sociedade.
Na mesma oportunidade, no Clube Duque de Caxias dos Subtenentes e Sargentos da Guarnição, foi realizado o compromisso à Bandeira Nacional pelos cidadãos dispensados da prestação do Serviço Militar.
Em seus discursos os comandantes do 7°e da 2ª Bateria se dirigiram aos pais e familiares. “A atividade de serviço militar o Exército vem cumprindo há séculos e, conforme a nossa lei, oxigenamos os nossos quadros o que permite que tenhamos a nossa reserva. Caso necessário, podemos multiplicar por cinco e empregar praticamente um milhão de homens. As nossas atividades é feita com extremo rigor e segurança. Tudo o que os novos soldados farão já foi feito, eu já fiz. Eu espero o apoio das famílias, porque aqui nós não criamos, nós desenvolvemos aquele cidadão que já vem do seu berço familiar.
Contem com o Exército cidadão, o Exército Brasileiro”, disse o tenente coronel Rogério Muxfeldt, comandante do 7º RC Mec.
“Hoje incorporaram à nossa bateria 73 jovens da comunidade santanense. Estão aqui o futuro da 2ª Bateria, o futuro do nosso Exército e o futuro de Sant’Ana do Livramento. Passaram por uma rigorosa seleção e são os melhores jovens que nós poderíamos ter. Orgulhem-se disso, orgulhem-se de pertencer ao Exército Brasileiro, instituição de maior credibilidade da sociedade nacional, e isso não é por acaso. É pelo trabalho sério, respeitoso, pelo profissionalismo que aqui exercemos. Agora os senhores têm a missão de manter essa conduta ilibada que nos deu essa credibilidade. A partir de hoje terão alguns direitos a mais e inúmeros deveres para com a nação. Aos familiares, podem ter a certeza do tratamento digno que os seus filhos e familiares terão. Muitos desafios virão durante o ano”, afirmou o capitão Daniel Ferraz, comandante da 2ª Bia AAAe.

Mensagem do Comandante do Exército Brasileiro aos novos recrutas de 2019

Caros recrutas e prezados familiares, A data de hoje marca de forma importante as suas vidas!

Dirijo-me, em especial, aos jovens recrutas. Estejam certos de que terão um ano repleto de atividades inéditas em suas vidas, onde aprenderão habilidades e desenvolverão capacidades que serão pilares seguros para uma liderança sadia no seu retorno à sociedade. Neste curto período, dediquem-se a absorver todos os ensinamentos dos militares mais antigos e mais experientes na busca de novas oportunidades, bem como aproveitem este ciclo especial para o seu crescimento e fortalecimento individual.

Busquem sempre, em suas famílias, um abrigo seguro. Dos seus pares, conquistem a amizade, a lealdade e o companheirismo. Dos seus superiores, escutem os conselhos e mirem nos exemplos a serem seguidos. Tenham sempre em mente que, a partir de agora, vocês farão parte do Exército Brasileiro, a Instituição que tem uma das maiores credibilidades entre todas as outras deste País. Orgulhem-se disso! Muitos outros jovens, como vocês, de norte a sul do Brasil, estarão passando por este mesmo processo. Na maioria dos casos, foram voluntários para cumprir o compromisso de bem servir à Pátria. Ao vestirem a farda de soldado do Exército Brasileiro, lembrem-se de que, onde quer que vocês estejam, serão sempre observados por seu comportamento, que foi desenvolvido ao longo de suas vidas e que aqui será lapidado e aperfeiçoado, por meio de um convívio intenso com ensinamentos e com experiências profissionais e pessoais. Busquem assimilar e desenvolver os mais elevados valores éticos e morais.

Não temam pelo desconhecido que está por vir! Antes de tudo, tenham coragem, força e fé para encarar os futuros desafios. Sejam bravos, dedicados e compromissados em sua passagem pelo Exército de Caxias e façam parte do processo de transformação do nosso Brasil em uma Nação próspera e desenvolvida.

Estimados pais e familiares, os senhores e as senhoras verão seus filhos darem os primeiros passos rumo a um amadurecimento pessoal cheio de desafios, mas com um futuro promissor. Nesta caminhada, o seu papel será importante após o ingresso de seus filhos, os novos recrutas, pelos portões da Guarda ao Quartel. Uma vez mais eles necessitarão de todo o seu apoio, pois o amparo familiar servirá de base para que cumpram o dever cívico de prestar o Serviço Militar. Assim, o Exército Brasileiro será renovado pela juventude de seus recrutas que atendem ao chamado constitucional.
Novos recrutas, em todos os mais longínquos recantos do nosso Brasil, sejam o Braço Forte e a Mão Amiga do Exército Brasileiro. Que Deus os abençoe na nobre missão de servir à Pátria!

Brasil Acima de Tudo!
Brasília, DF,
1°demarço de 2019.

General de Exército
EDSON LEAL PUJOL
Comandante do Exército

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos