Transatlântico chega ao Porto do Rio Grande e turistas conhecem cultura gaúcha

O transatlântico Sirena atracou no Porto Novo, cais público do Porto do Rio Grande, nesta terça-feira (19). A embarcação trouxe a bordo mais de 600 passageiros de 25 nacionalidades. Os turistas foram recebidos pelo CTG Raphael Pinto Bandeira, em uma recepção organizada pela Superintendência, que apresentou um pouco da cultura e tradição gaúcha.

“No aniversário de Rio Grande é um orgulho ser a ponte entre 600 turistas e a cidade. São 600 pessoas que vão conhecer o estado, consumir em Rio Grande e levar o nome do nosso porto”, afirmou o superintendente do Porto do Rio Grande, Fernando Estima.

cruze190
O Sirena retornará a Rio Grande no dia 10 de abril – Foto: Divulgação/SUPRG

O Sirena é um navio de luxo para 684 hóspedes e composto por 400 profissionais na tripulação. Cerca de 70% das suítes têm sua própria varanda privativa. Além disso, tem 180 metros de comprimento e 29 de largura. Sua bandeira é das Ilhas Marshall. Os passageiros que estão a bordo são norte-americanos e canadenses em sua maioria. O navio ainda conta com passageiros do Reino Unido, Portugal, África do Sul e Alemanha. Antes de atracar em Rio Grande, a embarcação estava em Santa Catarina. Agora seguirá viagem para o Uruguai. O Sirena retorna ao município no dia 10 de abril.

Gastal visita o Porto do Rio Grande

O secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal, esteve na segunda-feira (18), na sede da Superintendência do Porto do Rio Grande. Além de ser recebido pelo superintendente Fernando Estima, o secretário participou de um encontro com lideranças do setor portuário. Na região, ele conheceu o simulador do APL Marítimo RS.

“O Porto do Rio Grande tem um papel fundamental para a competitividade. Mais do que um porto, ele é um grande equipamento de desenvolvimento da competitividade e desenvolvimento do Estado”, observou Gastal. “Nós temos que pensar a logística do Estado como uma grande rede, e o Porto do Rio Grande é um dos eixos, um dos nós importantes para essa rede de logística”, completou.

gastal19
O secretário de Governança e Gestão Estratégica do RS, Claudio Gastal, esteve na Superintendência na segunda-feira – Foto: Divulgação/SUPRG

Superintendência estreita laços com Ecosul

Estima também recebeu o superintendente da Ecosul (Empresa Concessionária de Rodovias do Sul S.A.), Silvio Caldas. A reunião foi de apresentação e fortalecimento de relações entre as duas instituições que têm muitos assuntos em comum. O próximo período de safra foi um dos temas tratados durante o encontro.

“Foi uma visita para nós iniciarmos um diálogo com a nova gestão da Superintendência, com um novo governo. Nós entendemos que temos vários pontos em comum, que precisamos discutir junto com o Porto. A ideia da reunião foi trazermos e buscarmos informações para que as atividades tanto da Ecosul, como do Porto, sejam vistas de uma forma mais ampla e em conjunto. A reunião foi muito boa para que a gente pudesse alinhar alguns assuntos relativos a isso”, comentou Caldas.

ecosul19
O próximo período de safra foi um dos temas do encontro – Foto: Divulgação/SUPRG

Para o superintendente do Porto do Rio Grande, o encontro serviu para discutir projetos com a concessionária e falar sobre a necessidade da conclusão da duplicação da BR-392 e também do próximo período de safra. “Essa foi uma reunião inicial de apresentação que nos deu oportunidade para alinharmos assuntos e já fomentar ações”, resumiu Estima.

Participaram também do encontro desta terça-feira (19) o diretor de Infraestrutura, Eduardo Teixeira; o chefe de gabinete, Gilberto Cunha; o gerente de Engenharia, Jean Rodrigues, e o gerente de atendimento ao usuário, Raul Boff.

Postado por Matias Moura

Grupo Aplateia