Governador Eduardo Leite assume como presidente do Codesul em abril

Em meados de abril, o governador Eduardo Leite assume o cargo de presidente do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), organismo que reúne representantes do Rio Grande do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul. Os governadores dos quatro estados revezam a presidência, permanecendo no cargo pelo período de um ano.
Na manhã dessa segunda-feira (18), Leite recebeu Vicente Joaquim Bogo, secretário de Estado do Codesul/RS para definir a próxima reunião da entidade, data na qual o governador do RS também deve tomar posse no cargo. “Muito me honra participar, já no primeiro ano de mandato, dessa missão, que é defender os interesses do Rio Grande do Sul e dos demais estados próximos junto a outras esferas”, afirmou o governador.
Como presidente do Codesul, Leite terá a função de articular negociações entre os estados, considerando os temas que, por consenso, interessam a todos eles em áreas diversas, como saúde, meio ambiente, agricultura, turismo e vigilância sanitária.

O Conselho também discute fixação de políticas de faixa de fronteira e tratativas de integração com as províncias vizinhas da Argentina, do Paraguai e da Bolívia, que fazem limite com os estados-membros, e também é um espaço no qual os governadores têm liberdade para discutir temas federativos, como as questões vinculadas à Lei Kandir e às reformas propostas pela União.

Texto: Suzy Scarton
Edição: Léa Aragón/ Secom

Postado por Elis Regina AP
Governador Eduardo Leite em reunião com Sr. Vicente Bogo, secretário do Codesul. Fotos: Itamar Aguiar / Palácio Piratini

Grupo Aplateia