sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

O bloco da “posição por Livramento” vai virar oposição ao Governo de Ico

Vereador Atonio Zenoir falou sobre a intenção em deixar a sua “posição por Livramento e ir para a “oposição” (Foto: Marcelo Pinto)

Dois vereadores já confirmaram a pré-disposição em se juntar aos parlamentares que criticam de forma mais rígida e pedem atitudes da Administração Municipal

Vereador Maurício Galo del Fabro (PSDB) deu um prazo até o fim do mes para virar oposição ao Governo (Foto: Marcelo Pinto)

Duas declarações distintas já colocaram o Governo Municipal em alerta. O presidente da Câmara, vereador Maurício Galo del Fabro (PSDB), e o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Antonio Zenoir (PSD), confirmaram a pré-disposição em deixar, de certa forma, de apoiar as ações de Governo, no Legislativo santanense. Uma reunião na presidência da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento entre os parlamentares da “base” aliada do prefeito Ico Charopen e o pedetista, seria o estopim para a decisão dos vereadores.
Durante a semana, Galo afirmou na tribuna da Câmara que, se a situação não mudar até o fim de fevereiro, ele vai virar oposição. Em entrevista, o parlamentar disse que tem responsabilidade e que as ações precisam ser resolvidas de forma urgente. “Uma limpeza em um bairro, tapar um buraco, construir paradas de ônibus inexistentes e necessárias. Terminar com (contratações) com empresas como Oscip”, citou o parlamentar argumentando os motivos que o levaram a chegar na iminência de sua saída.
No fim do ano passado, mesmo com um candidato a presidência da Câmara do próprio partido do prefeito, o vereador Ulberto Navarro – Garrão (PDT), o Palácio Moysés Vianna apoiou a candidatura do tucano, que nunca se disse da base governista.
Segundo fontes que estavam na reunião entre os parlamentares e Ico, as críticas foram feitas diretamente ao mandatário questionando se ele tem a verdadeira ciência do “caos” que está o Município. Em determinado momento, segundo relatos, alguns parlamentares chegaram a se emocionar ao falar de pessoas que estão passando necessidades pela falta de colaboração da Prefeitura.

Vereador Atonio Zenoir falou sobre a intenção em deixar a sua “posição por Livramento e ir para a “oposição” (Foto: Marcelo Pinto)

Ainda durante a semana, o vereador Antonio Zenoir (PSD) também confirmou a sua vontade de deixar o Governo. “Eu vou conversar com o meu partido, mas da forma que está não dá pra ficar. Como nós vamos defender o indefensável? Eu não sou base de Governo, não ajudei a eleger ele, tenho respeito, mas não posso aceitar a maneira que está indo a cidade. Logo, logo eu vou tomar as minhas decisões e tomar as minhas atitudes”, afirmou Zenoir.
O presidente da Câmara lamentou a atitude do Executivo. “É indefensável e aí eu tenho que ser coerente e responsável. A única solução eu dei foi: zerem tudo, exonerem a todos e comecem do ponto de partida, isso é o mínimo que se exige para que o Governo tenha credibilidade porque até agora não mostrou”, disse. “É necessário colocar gente capacitada nas secretarias e mostrar as prioridades e os serviços essenciais”, continuou o parlamentar.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos