sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Universitária santanense ganha vaga em intercâmbio de especialização em Portugal

Já está tendo aulas presenciais desde quarta-feira, 12, na Universidade de Coimbra, em Portugal, a estudante universitária santanense Maria Laura Maciel Fernandez, selecionada em 4° lugar no Projeto de Intercâmbio do Banco Santander que ofereceu cinco vagas para estudantes brasileiros naquele país. Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra tem prestígio e notoriedade internacional como instituição pública de ensino superior e foi classificada como patrimônio mundial pela UNESCO.
Aos 23 anos, Maria Laura frequenta o 5° ano do Curso de Direito da Universidade Federal de Pelotas – UFPel. Com um foco na área política, é autora de um livro sobre o sistema político das Américas e teve artigo publicado na primeira edição da Revista dos Advogados Federais do Brasil, com sede em Brasília, abordando a questão da infidelidade partidária no sistema político brasileiro. Inscrita no Projeto de Intercâmbio do Banco Santander, a jovem estudante santanense alcançou a nota média de 9,2, obtendo a quarta melhor colocação entre os 56 candidatos de todo o Brasil que disputavam as cinco vagas oferecidas.
Já instalada na cidade de Coimbra, onde chegou no dia 29 de janeiro, Maria Laura começou a estudar no dia 12 último. Entre as várias áreas oferecidas pela universidade portuguesa para os selecionados do Projeto de Intercâmbio, que terá duração de seis meses, Maria Laura escolheu a Especialização em Direito Internacional e Política.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos