sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Taxistas santanenses pagarão R$ 183,00 de Alvará em 2019

A taxa de alvará em 2019 para os profissionais taxistas será um pouco maior do que no ano passado. Este ano a taxa foi para R$ 183,00 com desconto pago até o dia 15 de fevereiro. O valor, segundo informações, chega a ser maior do que a própria taxa de licenciamento do veículo que deve ser recolhida no presente ano.

O valor até poderia ser considerado justo, segundo alguns taxistas, se a contraprestação do serviço correspondesse em infra-estrutura, em boa sinalização e uma real disponibilidade de vagas para taxis conforme planejamento existe no papel.

O taxista Sérgio Aseff, integrante da Diretoria do Sindicato dos Taxistas citou como exemplo as vagas para taxi no Parque Internacional que, conforme informação no papel e documento da Sec. de trânsito, deveria ser suficiente para 13 vagas, mas na realidade cabem apenas 11, dois carros ficam exatamente na curva no Largo Hugolino Andrade. Sérgio conta que, informalmente, agentes de transito pediram para que os taxistas devem voltas na quadra até surgir a vaga, mas que os profissionais rejeitaram a idéia por considerar injusta. “Com o tempo as nossas vagas foram sendo apertadas para acomodar trailers, não temos nada contra, mas não podemos ficar prejudicados”.

Os taxistas Pedroso Junior e Zilmar Pedroso também criticaram o aperto das vagas na quadra que deveria caber 13 veículos, mas só espaço para 11 e ainda falaram que além do Alvará, os taxistas precisam pagar a Carteira Remunerada, Cursos e seguir Padrões rigorosos; custos de profissão que ficam muito além do que é investido por motoboys e até transporte por aplicativo.

“Nossa profissão precisa ser valorizada, estamos cansados de pagar tantas taxas e cursos e valores e quando precisamos, temos que literalmente nos apertar”.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos