qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Sobe para quatro o número de casos de dengue contraídos no RS em 2019

Doença foi registrada nas cidades de Marau, Erval Seco, Panambi e Cândido Godói. Outros oito gaúchos pegaram a doença fora do estado.

Doença foi registrada nas cidades de Marau, Erval Seco, Panambi e Cândido Godói. Outros oito gaúchos pegaram a doença fora do estado.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira (8) mais dois casos de dengue contraídos dentro do Rio Grande do Sul, nas cidades de Marau e Erval Seco, na Região Norte. No total, já são quatro casos autóctones registrados em 2019 no estado.Outros dois casos já haviam sido registrados anteriormente na região, em Panambi e Cândido Godói. Além desses, considerando os casos importados, quando a doença é adquirida fora do estado, mais oito gaúchos pegaram dengue no ano.

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada da fêmea do Aedes aegypti. O mosquito tem hábitos diurnos e se alimenta de sangue humano principalmente ao amanhecer e ao entardecer. A infestação por Aedes aegypti no Rio Grande do Sul passou de 62 municípios em 2010 para 320 atualmente, o que equivale a uma população de mais de 9,7 milhões de pessoas, ou 86% da população do estado.Para se reproduzir, o inseto precisa de locais com água parada, onde ele deposita os ovos. O verão, com as altas temperaturas e o aumento das chuvas, é propício para a proliferação do mosquito.

Medidas de prevenção contra o mosquito

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) reforça que o cuidado para evitar a proliferação do inseto passa pela eliminação desses possíveis criadouros. Por isso, é recomendado:

 

Tampar caixas d’água, tonéis e latões;

Guardar garrafas vazias viradas para baixo;

Guardar pneus sob abrigos;

Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;

Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;

Manter lixeiras fechadas;

Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Principais sintomas da dengue:

Febre alta (maior que 38,5°C), de início abrupto e que dura entre dois e sete dias;

Dores musculares intensas;

Dor ao movimentar os olhos;

Mal-estar;

Falta de apetite;

Dor de cabeça;

Manchas vermelhas no corpo;

Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte : G1 RS