sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores 02 e 03 de Fevereiro

Recesso

A Câmara Municipal retomou nesta sexta-feira a rotina ordinária de atividades, com o encerramento do período de recesso que começou em 15 de dezembro. A partir da próxima segunda, os vereadores voltam a ter sessões às segundas, terças e quartas, a partir das 10 horas. As reuniões são transmitidas no endereço: www.santanadolivramento.rs.leg.br

Ampliação

A empresa Aseluvi Construções deve dar início nesta próxima semana às obras de reforma geral do prédio sede do Sistema de Previdência Municipal – Sisprem, que será ampliado em cerca de 60m². A previsão de conclusão da obra é para setembro/outubro. Enquanto isso, a autarquia ocupa espaço alugado na mesma rua Duque de Caxias.

PSL dividido

Mesmo passado um mês do Governo, o partido do presidente Jair Bolsonaro não consegue alcançar a sonhada harmonia interna em Livramento. No mesmo ambiente da campanha, os membros do partido que antes buscavam atrair eleitores para as posições do “mito”, agora disputam o poder dentro da agremiação. Com a extinção temporária das comissões provisórias a partir de 31 de dezembro, o partido agora prepara a reestruturação que deve acontecer na metade deste mês, quando se definirá se continuam a funcionar essas comissões ou se serão constituídos diretórios municipais – nomeados ou eleitos. Pelo menos dois outros grupos estão de olho no comando do PSL local, que até agora vinha sendo coordenado por Airton Costa.

Voz da Fronteira

Já designado pelo governador eleito Eduardo Leite como Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Frederico Antunes tomou posse quinta-feira passada para seu 6º mandato consecutivo. Natural de Uruguaiana, onde recebeu a maior parte de seus 33.691 seus votos na última eleição (10.266 votos), Frederico reafirmou seu compromisso de continuar representando os municípios da Fronteira Oeste e Campanha. Na região, as votações mais significativas que recebeu foram 3.447 votos em Itaqui, 2.039 em Alegrete e 1.531 votos em Livramento. “Sigo cada vez mais entusiasmado e concentrado para continuar neste novo mandato defendendo melhores condições para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e da Fronteira”, garantiu ele.

Assistência Social

O cel. Lauro Binfeld, que o prefeito Ico Charopen trouxe da atividade voluntária, estaria se licenciando da Secretaria Municipal de Assistência Social. Assim, a partir desta próxima semana a pasta poderá ganhar nova titular. A escolhida seria uma profissional da área.

Adesão

Vai ficar ainda para o mês que vem ou até para meados de abril a definição das conversas entre o Governo Municipal e o vereador Antônio Zenoir, do PSD, sobre o convite para que ele assuma a Secretaria Municipal de Educação. São muitos os comentários a respeito, mas Zenoir quer analisar bem o quadro político antes de tomar sua decisão.

Munhoz

A eventual aceitação de Antonio Zenoir ao convite para assumir a Educação abrirá vaga na Câmara para o suplente do próprio PSD Sergio Munhoz. O esclarecimento foi feito pela Justiça Eleitoral atendendo consulta da Câmara. Como o partido esteve coligado nas últimas eleições, chegou-se a cogitar que a vaga ficasse para o PP.

Estradas, estradas…

O presidente e o 1º secretário da Câmara de Vereadores, respectivamente Galo Del Fabro Antônio Zenoir, fizeram um verdadeiro périplo durante toda a semana em diversas secretarias e órgãos dos governos Federal e Estadual. Dentre as pautas, a eterna busca de recursos para a recuperação, manutenção e melhoria das estradas rurais, tanto para o escoamento da produção quanto para a circulação dos produtores e moradores e para o transporte escolar. Com relação a isso, inclusive, as informações que receberam não foram nada animadoras.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos