qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Modelo de reforma da Previdência é apresentado a governadores em São Paulo

Leite ao lado de Doria, governador paulista, e Meirelles, secretário da Fazenda de SP – Foto: Rodger Timm / Palácio Piratini

Reforma previdenciária e situação fiscal dos estados foram os temas da segunda agenda do governador Eduardo Leite nesta quarta-feira (30), em São Paulo.

Na reunião, governadores e secretários estaduais foram apresentados a um modelo da reforma a ser apresentado nas próximas semanas no Congresso. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, e o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, detalharam a proposta. O objetivo do encontro foi avançar nas discussões sobre o equilíbrio fiscal, iniciadas na primeira reunião Rede Juntos Estados, em dezembro.

“A reunião serviu para que pudéssemos consolidar uma visão comum da reforma previdenciária que atende a esse propósito, de toda a sociedade brasileira, de ter sustentabilidade econômica para que a população possa ser atendida com serviços qualificados em todas as áreas”, afirmou Leite.

O governador disse que vem mobilizando os parlamentares gaúchos para aprovarem as reformas necessárias ao Rio Grande do Sul. “Estamos trabalhando para fazermos todas as reformas possíveis, com foco na folha de pagamento. A natureza do problema é estrutural, e o Estado não vai resolvê-lo sem atacar o gasto da folha de pagamento da previdência”, ponderou.

Marinho, que trabalha ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, ressaltou que a elaboração de um novo regime previdenciário é a mais importante ação fiscal de equilíbrio do governo federal, dos estados e dos municípios. O encontro, afirmou, foi importante para receber sugestões dos governadores. Também estavam presentes João Doria Júnior, de São Paulo, e Helder Barbalho, do Pará. Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Minas Gerais, Romeu Zema, participaram por videoconferência.

SÃO PAULO, SP, BRASIL, 30/01/2019 – O governador Eduardo Leite participou na manhã desta quarta-feira (30) de reunião com os governadores de São Paulo e Pará, durante evento da Rede Juntos Estados.

A motivação do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável é estimular parcerias que melhorem a gestão pública, resultando no desenvolvimento local e aprimoramento dos serviços públicos. O encontro de líderes ocorre periodicamente e é promovido pela Comunitas, organização da sociedade civil que contribui para o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos e estimula a participação da iniciativa privada no desenvolvimento social e econômico do país.

Os secretários da Fazenda, Marco Aurélio Santos Cardoso, e do Planejamento, Leany Lemos, também acompanharam a reunião, além do diretor do Banco Mundial, Martin Raiser, e do ex-ministro da Fazenda e atual secretário da Fazenda de São Paulo, Henrique Meirelles.

Postado por Matias Moura