sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Antes de inicio da temporada pilotos trocam de equipes na Copa Truck

9ª etapa da Copa Truck 2018 em Curitiba, PR.

Em sete de outubro, quando volta a Fronteira em 2019, a Copa Truck apresentará novidades ao público que apaixonou-se pela categoria na sua primeira passagem pelo Circuito Eduardo P. Cabrera.
A Copa Truck só dará os primeiros passos da temporada 2019 em março, mas a chamada “dança das cadeiras” vem agitando bastante os bastidores da categoria. Uma das notícias mais impactantes vem da equipe campeã RM Motors: Beto Monteiro e Paulo Salustiano são os novos contratados do time de fábrica da Volkswagen.
Chefiada pelo também piloto e lenda dos caminhões Renato Martins, o time, em contrapartida, não terá mais Felipe Giaffone, campeão de 2017, atual vice-campeão e que correu lá por mais de dez anos. “Agradeço muito ao Felipe por todos esses anos. Ele foi um grande parceiro e temos muita amizade. Chegamos ao fim dessa parceria de uma maneira muito boa e só tenho a agradecer. Já o Beto e o Salu não precisam de elogios, são pilotos de altíssimo nível e que só vão somar”, destaca Martins.
Bicampeão entre os caminhões e vencedor da Copa Centro-Oeste de 2017, Beto não imaginava o tamanho do impacto da notícia de sua troca de equipe e destaca que aprender a guiar o Volkswagen será seu maior desafio na nova casa. “Achei incrível a repercussão. Estou feliz demais, será um grande desafio, pois não é como em outras categorias tradicionais, onde o carro é o mesmo e muda o acerto: na Truck você tem de trocar a guiada, cada caminhão tem o seu jeito. E, depois de dez anos com o mesmo caminhão, será uma grande mudança. A empolgação está em alta e agradeço a Iveco por toda a parceria nesses últimos anos”, comenta o pernambucano.
Já Salustiano, que vem batalhando por uma vaga fixa desde a criação da categoria, terá a oportunidade de correr uma temporada inteira – até o momento ele só correu duas provas em 2017 e uma no ano passado -, reeditando uma parceria com Monteiro que aconteceu pela primeira vez em 2011. “Estou de volta para valer em minha primeira temporada completa na Copa Truck. Esta é uma oportunidade de ouro e vai ser legal correr novamente com o Beto! Obrigado ao Renato pela oportunidade de encabeçar a equipe Volkswagen. Vamos entrar de cabeça na briga e já estamos mexendo bastante no carro. A ideia é ser campeão”, ressalta o paulista.
Por outro lado, Giaffone, que anunciará seu futuro em breve, deixou uma emocionada carta de despedida à equipe RM: “Foram 12 anos juntos, 40 vitórias e cinco títulos. No pior ano, um quarto lugar no campeonato. Não foi nada fácil sair da melhor equipe e guiar para uma grande marca por tantos anos. Muito obrigado Renato e Débora Rodrigues por me proporcionar anos espetaculares. Agradeço a toda engenharia da Volks que também sempre esteve presente. Obrigado todos os mecânicos envolvidos dentro da equipe. Atingimos juntos estes números e sempre serei muito grato à vocês.”

9ª etapa da Copa Truck 2018 em Curitiba, PR.
9ª etapa da Copa Truck 2018 em Curitiba, PR.

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,