qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Vereadores comentam sobre cargos no executivo

A reportagem do Jornal A Plateia conversou com os 17 vereadores para saber quais deles possuem cargos por indicação no executivo municipal

Todos nós ouvimos falar da Câmara de Vereadores e dos projetos que lá são elaborados por aquele poder que é responsável pela criação e fiscalização das leis. Mas, no entanto, fica uma pergunta no ar: afinal, o que faz o vereador? Enquanto agente político, ele faz parte do Poder Legislativo, sendo eleito por meio de eleições diretas e, dessa forma, escolhido pela população para ser seu representante.
Esta noção de representante da sociedade está entre as noções mais caras dentre suas funções, pois as demandas sociais, os interesses da coletividade e dos grupos devem ser objeto de análise dos vereadores e de seus assessores na elaboração de projetos de leis, os quais devem ser submetidos ao voto da assembleia (Câmara Municipal).
Dessa forma, são responsáveis pela elaboração, discussão e votação de leis para a municipalidade, propondo-se benfeitorias, obras e serviços para o bem-estar da vida da população em geral. Os vereadores, dentre outras funções, também são responsáveis pela fiscalização das ações tomadas pelo Poder Executivo, isto é, pelo prefeito, cabendo-lhes a responsabilidade de acompanhar a administração municipal, principalmente no tocante ao cumprimento da lei e da boa aplicação e gestão do dinheiro público. Eles são classificados em dois grupos chamados Situação, que são os vereadores que defendem as posições do executivo e; Oposição, formada pelos contrários.
Por este motivo, a reportagem do Jornal A Plateia foi conversar com os 17 vereadores para saber quais deles possuem cargo por indicação no Executivo Municipal.
Confira as respostas:

Danúbio Barcelos PP– disse ter indicado o Secretário Adjunto da Secretaria de Planejamento, Marcio que é formado em administração. “Me sinto muito feliz em poder contribuir com a administração público com a indicação de um grande profissional que me foi solicitado inclusive e essa foi a minha contribuição”.

Maurício “Galo” Del Fabro – presidente do PSDB diz que: tem 1 cargo lotado na Secretaria de Obras, através do sr. Rogério Cademartori, como Secretário Adjunto da Secretaria acima citada!

Itacir Soares PT – Disse não possuir nenhum cargo no executivo municipal por ser oposição

Marcia da Rosa PSB – disse não possuir nenhum cargo no executivo

Romário Paz  MDB – “Tinha uma indicação para um cargo de secretário adjunto da Secretaria de Serviços Urbanos até o dia 15 e foi exonerado”.

Germano Camacho PTB – disse que até o momento não possui nenhum cargo no executivo

Lídio Mendes “Melado”  PTB – disse não possuir nenhum cargo na Prefeitura Municipal.

Pedrinho Santa Fé  PDT – disse não possuir nenhum cargo, só promessa de cargo.

Ulberto Navarro “Garrão” PDT – disse possuir três cargos no executivo. Adjunto do Secretário geral de governo Juarez Massaque , Tabajará que trabalha no gabinete da primeira dama e mais um servente indicado para a Secretaria de Obras

Carlos Nilo PP – disse não possuir nenhum cargo e nem tem interesse

Maria Helena PDT – disse não possuir nem cargo por indicação no executivo municipal

Marco Monteiro  REDE – “Sim, a Rede indicou o secretário de Cultura e Lazer, o sr. Luis Alberto Arrieta e a coordenadora de Manutenção Escolar, a Srª Viviane Simões Pires. Ambos foram indicados por questões de capacidade técnica”.

Aquiles Pires  PT – disse não possuir nenhum cargo no executivo. “Não tenho nenhum e não indiquei ninguém. Até pq tenho discordado da administração”

Dagberto Reis  PT – “Nosso partido não faz parte do governo municipal, nem da sua base de apoio. Logo, sou oposição ao atual governo, não tenho nenhum cargo e nem poderia ter, já que não faço parte da coligação que governa o município.”

Antônio Zenoir  PSD – “Não possuo cargos no executivo. Tem uma indicação minha que ocupa a função de coordenador da defesa civil que é o Sr. Flávio”.

Leandro Ferreira PT– disse não possuir nenhum cargo e não faz parte da base de governo sendo oposição a atual gestão

Evandro Gutebier PRB – disse possuir apenas um cargo no executivo municipal por sua indicação que é o secretário adjunto da Agricultura