sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

Primeira Operação Desmanche de 2019 ocorre em Aceguá, na fronteira com o Uruguai

Oitos locais, que já eram alvos de investigação pela Polícia Civil, em razão da Operação Los Hermanos, são vistoriados durante a 75ª Operação Desmanche, nesta terça-feira (15), em Aceguá. A estimativa é de recolhimento de 150 toneladas de material.

A operação, que integra esforços da Polícia Civil (PC), da Brigada Militar (BM), do Instituto Geral de Perícias (IGP) e do DetranRS, se soma à investigação feita pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil de Bagé, que prendeu 5 pessoas no último dia 8. As peças apreendidas serão encaminhadas à Gerdau, que, a partir da parceria com o Estado, as transforma em material de trabalho, dando novo destino às peças recicladas.

A operação tem o viés de aprimorar o combate à receptação e o desmanche de veículos roubados, impedindo que estabelecimentos irregulares continuem em funcionamento. “A intenção é agregar o trabalho da força-tarefa, coordenada pelo Departamento de Inteligência de Segurança Pública da SSP, às investigações da Polícia Civil reforçando o combate ao crime organizado”, destacou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

Histórico da Operação Desmanche

Desde a primeira edição, em fevereiro de 2016, a ação já interditou 108 locais, apreendeu seis mil toneladas de sucata automotiva e prendeu cerca de 60 pessoas.
A força-tarefa passou por 41 municípios: Portão, Passa Sete, Candelária, Curumim, Soledade, Santa Maria, Carlos Barbosa, Sapiranga, Eldorado do Sul, Erechim, Guaíba, Porto Alegre, Cachoeirinha, Canela, Gravataí, Viamão, Sapucaia do Sul, Canoas, Novo Hamburgo, Montenegro, Pelotas, São Sebastião do Caí, Estrela, Parobé, Esteio, Alvorada, Camaquã, Caxias do Sul, Arroio dos Ratos, Capão da Canoa, Torres, São Leopoldo, Almirante Tamandaré do Sul, Rio Pardo, Sarandi, Estância Velha, Vera Cruz, Pantano Grande, Tapejara e Aceguá.

Postado por Matias Moura

Menor é apreendido pela Força Tática com motocicleta com adulteração de características

Na tarde desta quinta-feira (18), um menor de 16 anos foi apreendido após ter sido abordado em uma motocicleta uruguaia, no bairro Armour, em Sant’Ana do Livramento. A equipe do Canil da Força Tática da Brigada Militar realizava patrulhamento nas imediações da Av. Manoel Prates Garcia, no bairro Wilson, quando avistaram uma motocicleta vermelha com um tripulante a bordo, e