Corpo de Bombeiros de Santa Cruz é acionado para prestar apoio em cidade atingida por temporal

O 6º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Cruz do Sul foi acionado nesta quarta-feira (9) pelo Comando do Quartel General do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul para ativar sua Força de Resposta Rápida (FR²), uma equipe especializada, equipada e treinada para agir em situações que haja necessidade de apoio, tanto na região onde ela se encontra, quanto em qualquer outro lugar do estado.

Hoje (9), bombeiros do 6º BBM de Santa Cruz prestam apoio ao 10º Batalhão de Bombeiros Militar, na cidade de Uruguaiana, atingida por um temporal entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (7). No Aeroporto Internacional Rubem Berta em Uruguaiana, foram registradas, no início da manhã, rajadas de vento de 111 km/h. Os profissionais que atuam em Uruguaiana são 1º sargento André dos Santos, 2º Sargento Eder Porto Ferreira, 2º Sargento Filipe Martins da Cunha e o soldado Tales Guterres Bicca.

De acordo com a major do quadro de oficiais do estado maior e chefe do Departamento de Operações e Defesa Civil, Jaqueline da Silva Ferreira, quatro militares do 6º Batalhão de Bombeiros Militar se deslocaram para Uruguaiana em uma viatura picape equipada com materiais de atendimento a produtos perigosos, salvamento em altura, salvamento aquático, busca e resgate em estruturas colapsadas, atendimentos em vendavais e também aos demais sinistros de desastres de qualquer natureza

Sobre a Força de Resposta Rápida

A FR² tem capacidade para atender ocorrências de grandes vultos, como incêndios florestais e estruturais, atendimento a produtos perigosos, salvamento em altura, salvamento aquático, busca e resgate em estruturas colapsadas, atendimentos em vendavais  e também aos demais sinistros de desastres de qualquer natureza, estando a disposição da comunidade gaúcha. No Rio Grande do Sul, por exemplo, o Corpo de Bombeiros Militar estruturou equipes com 120 militares, para agir em eventos adversos, quando necessário aos socorros das comunidades.

QUALIFICAÇÃO

 

A qualificação de profissionais que integram equipes de Força de Resposta Rápida é feita por uma equipe da companhia especial de busca e salvamento (CEBS) de Porto Alegre. Segundo a major Jaqueline, os militares são qualificados e treinados para os atendimentos aos quais eles ja têm na doutrina de salvamento do corpo de bombeiros,  porém, com maior ênfase a grande desastres, com autonomia de equipamentos, alimentação e viaturas.

Fonte : https://www.portalarauto.com.br/Pages/157214/corpo-de-bombeiros-de-santa-cruz-e-acionado-para-auxiliar-em-cidade-de-uruguaiana-atingida-por-tempo

Grupo Aplateia

Adicionar Comentário