qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

“Péssimo”, esta é a avaliação do Governo Ico 2018

Resultado foi obtido por enquete com votos dos santanenses

O governo Ico Charopen chega a mais um ano com uma segunda avaliação negativa. Em enquete promovida pelo Grupo A Plateia no site do Jornal, a pergunta era: “Finalizando o segundo ano de Governo Ico Charopen, você considera ele como?” As opções eram de “péssimo, ruim, bom ou muito bom”. Até o fechamento desta edição, 75% dos votos classificaram o governo como péssimo, um total de 1.775 votos. Das demais classificações foram de Ruim – 20% com 478 votos; Bom – 3% com 70 votos e Muito bom – 2% com 53 votos.
A enquete teve a participação de mais de 2.350 (dois mil, trezentos e cinquenta) votos. A impopularidade do atual prefeito Ico Charopen não é uma consequência gratuita. As diversas promessas não cumpridas e a crise com a sua vice, Mari Machado do PSB, e com alguns vereadores, em meio a denúncias, foram motivos para tanta rejeição. Uma pesquisa feita também nas ruas de Livramento, com 16 populares dos mais diversos bairros, também mostrou uma grande insatisfação. As notas ficam na média de 2,93 isto porque grande parte dos santanenses julgou governo como “Péssimo e Ruim”.
2018 foi com certeza o ano dos buracos em Livramento. Depois de uma promessa que acabaria com eles, e claro, não cumprida, a indignação da população só cresceu. Apenas no final do mês de dezembro foi que, contratando uma empresa particular, o governo conseguiu recuperar algumas quadras na cidade com um asfalto de boa qualidade. A Operação Tapa Buracos seguiu, mas apenas como medida paliativa.
A contratação da OSCIP também foi uma decisão bem questionada pela comunidade. O gasto de mais de 13 milhões com a terceirização da educação foi um mau capítulo na história. Além do dinheiro gasto, a crise com a OSCIP gerou uma grande mal estar com professores e contratados, desde o período de seleção e pagamentos de salários que ficaram por meses atrasados. Os dois últimos meses de 2018 foram um jogo de “empurra-empurra” entre governo e terceirizada. Já no final do ano muitos professores contratados foram demitidos pela OSCIP.

Denúncia do Nilo

Não bastassem os problemas na administração, o vereador Carlos Nilo do PP fez uma grave denúncia na Tribuna da Câmara de Vereadores em 2018. Segundo Nilo, gravações dariam conta de um esquema envolvendo corrupção, o caso teria já sido repassado ao Ministério Público. A denúncia, sem citar nomes propriamente, deixou um “ar de mistério” e motivou uma manifestação acalorada do Prefeito na Emissora de Rádio RCC FM. Ico rebateu as críticas do vereador e devolveu o “golpe” fazendo citações à ‘prints’ de conversas em aplicativos de mensagens. O Caso foi um dos mais comentados durante o ano.

Inauguração de placas

Uma inauguração inusitada também motivou várias críticas nas redes sociais. A Inauguração de placas de sinalização do DNIT na cidade foi motivo de chacota para muitos santanenses. A crítica era: “enquanto Prefeito inaugura placas, a cidade cai em buracos”, não faltaram ‘memes’ para o ano de 2018, incluindo o episódio para inauguração da placa na BR (Avenida João Goulart).

Avaliação dos vereadores

Seguindo a linha da pesquisa feita na internet sobre o Governo Ico 2018, todos os 17 vereadores foram convidados a participar e expor abertamente a sua nota e avaliação do governo. No gráfico desta matéria você confere a avaliação de cada vereador. A média foi de 4,8 entre as opções de Zero à 10.

Avaliação da comunidade

Da mesma forma, nas ruas os santanenses opinaram e o resultado não foi diferente daquele colhido na enquete do site do Jornal A Plateia. As notas ficaram entre péssimo e ruim, o que demonstra uma grande decepção e insatisfação com o governo. A Reclamação continua sendo buracos e saúde no município.

Sob tormenta, esposa é nomeada 

“Serei o Prefeito do povo” com essas palavras o atual Prefeito Municipal convenceu a população que estaria junto à comunidade em todos os momentos e quando mais precisassem. Em maio de 2018 a cidade teve a pior enchente do ano, que trouxeram muitos prejuízos para os santanenses, casas destelhadas, móveis perdidos, casas destruídas, todavia, nesse mesmo dia o Prefeito fez ao contrário, ficou em seu gabinete sem verificar “”in loco”” o sofrimento de seu povo. Uma atitude surpreendeu o povo santanense: o Chefe do Executivo, sem deixar seu gabinete, nomeou sua própria esposa como Secretária de Turismo e publicou a foto oficial, causando idignação e revolta da comunidade pelo dia escolhido.

Ato de nomeção da Primeira Dama Silvana Harden como Secretária de Túrismo
(Foto: Divulgação/ ASCOM)

Plantando flores 

Outra ação que foi destaque em 2018 no Governo Ico, foi a plantação de “florzinhas” em canteiros da cidade. Usina de asfalto parada, a cidade um caos, faltava até espaço no asfalto para tanto buraco, mas o “Projeto de Embelezamento” ganhou força e foram várias as ações de plantio de flores em canteiros de entrada da cidade – ação também muito criticada por santanenses nas redes sociais.

Projeto de embelezamento na entrada da cidade teve dedicação especial (Foto: Divulgação/ ASCOM)

AVALIAÇÃO DOS VEREADORES (- MÉDIA FINAL DE 4,78 COM OS 17 VEREADORES PARTICIPANTES )

Aquiles Pires – Péssimo – Nota 3

Para o vereador, a nota ainda é esta porque o governo municipal manteve o atendimento da saúde básica, mas ainda tem muito trabalho por fazer, como no setor de infra-estrutura. A crítica ainda é sobre a falta de controle sobre a receita, pois não há um programa de controle de gastos no orçamento.

Dagberto Reis – Ruim – Nota 4,5 

“As trapalhadas na educação com a contratação da Oscip e a não utilização da Usina de Asfalto que resolveria os problemas de infra estrutura com economicidade são os grandes problemas do governo. Além disso tem os atrasos constantes à Santa Casa para urgência e emergência e saúde plena. De positivo a manutenção da estrutura de saúde básica que ficou do governo anterior.

Melado – Péssimo – Nota 1

Faltou administração competente, secretários competentes e ouvir o povo. Foi solicitada uma calçada e nunca teve nem orçamento, mas secretários incompetentes tem, com exceção do DAE e Saúde. Temos que rezar para a Santa Ana do Livramento abençoar esta cidade.

Leandro Ferreira – Ruim – Nota 3

Vejo de bom que o Governo pagou os servidores da rede municipal efetiva em dia, do contrário seria nota zero. O governo não estabelece prioridades, cada um está atuando da forma que deseja, está sem rumo. O Governo precisa priorizar a saúde, educação e infra-estrutura, principalmente ruas e estradas rurais.

Carlos Nilo – Péssimo – Nota 01

A única coisa boa feita até agora é uma placa de trânsito inaugurada na BR, Avenida João Goulart. A cidade precisa melhorar muito, é preciso criar políticas para gerar emprego e renda e fomentar a economia na cidade.

Pedrinho Santa Fé – Bom – Nota 8

Dentro das limitações financeiras, o Governo Ico ainda conseguiu fazer bastante pela cidade e pelo povo. Outro fator importante é o acesso tranqüilo com o Prefeito.

Galo Del Fabro – Ruim – Nota 3

A cidade grita por duas questões muito urgentes: a infra-estrutura e a Santa Casa de Misericórdia. Todavia, pelo menos algo começou a ser feito com relação à pavimentação com uma empresa séria, competente e com um asfalto de qualidade. Muitos problemas não são de hoje, e passam pela gestão. A expectativa para 2019 é que o trabalho com a empresa de asfalto continue e não apenas no Centro, mas que os bairros também sejam beneficiados. As entradas rurais também carecem de atenção e não pode depender apenas das parcerias com os produtores.

Antônio Zenoir – Ruim – Nota 4

Faltou mais atenção com a educação, com a saúde e a infra-estrutura na cidade. O interior da cidade também está muito desassistido. Outra questão que é preciso entender é a função do Administrador Rodolfo na Santa Casa.

Evandro Gutebier – Ruim – Nota 5

Faltou eleger prioridades dentro da Gestão e trabalhar melhor com o orçamento. “Abraço não é tudo num governo”. O setor primário e as estradas rurais foram áreas que não ganharam nenhuma atenção.

Romário Paz – Bom – Nota 7

É necessário compreender que a saúde e a educação passaram por grandes dificuldades, mas isto devido à situação financeira do município. A inadimplência do IPTU e a falta de dinheiro também agravam esta dificuldade. De bom vale lembra que o PAC 1 e 2 saíram do papel e novos empreendimentos estão chegando na cidade.

Márcia da Rosa – Bom – Nota 7

O Governo teve muitas dificuldades, principalmente na área da saúde e infra-estrutura, com o transporte coletivo e ruas/buracos. Também não vi como positivo a quebra do diálogo com a vice-prefeita e a ausência de diálogo com a própria comunidade. Mas o PAC foi algo positivo. A esperança para 2019 é a retomada do diálogo e que a verdade sempre prevaleça.

Itacir – Ruim –  Nota 4

As terceirizações foram muito prejudiciais para o município. Em 2019 isso não pode se repetir, também é preciso fazer a Usina de Asfalto funcionar, melhorar a infra-estrutura da cidade e melhorar as estradas rurais.

Humberto Navarro (Garrão) – Bom – Nota 6

A avaliação é bom, mas quase pendendo para ruim. O prefeito precisa ser melhor assessorado e é preciso se desvincular do Civeira. Se ele assume mais uma secretaria, a Saúde, a própria gestão será comprometida na administração.

Danúbio Barcelos 

Procurando para se manifestar, o vereador não quis se manisfestar

Germano – Regular – Nota 6 

Minha avaliação é regular, infelizmente nos critérios não existe esta classificação. No meu entendimento o governo municipal apresenta algumas deficiências, mas que podem ser sanadas com o decorrer do tempo.

Maria Helena – Bom – Nota 8

O Governo deixou a desejar no início com as ruas e pavimentação da cidade, mas é importante lembrar que já no final de 2018 foi iniciado o serviço nas ruas. A continuidade desse projeto se dará com o novo orçamento. O que tem faltado é a divulgação das atividades e trabalhos realizados por cada secretaria. Todos os dias as equipes então nas rua, nos bairros e isso precisa ser mais divulgado pela própria prefeitura e meios de comunicação

Marco Monteiro – Regular – Nota 6

Tiveram muitas polêmicas desde o início do seu mandato, que não seriam objetivos de uma gestão pública, por conta dos ajustes políticos. Fez bons ajustes no secretariado, melhorando a visão administrativa. Espero que os erros cometidos sirvam como ensinamentos a fim de realizarem as obras necessárias nos próximos dois anos, bem como um maior controle das contas públicas, ações estas que já se iniciaram com relação ao número de CC’s que vem diminuindo. Existe muito o que se fazer ainda, e sabemos das dificuldades diante de um quadro de crises municipais, estadual e federal, mas um novo cenário se apresenta na esfera estadual e federal, e é impossível deixar de lado o fator motivação da população. Vamos continuar na fiscalização necessária e cobrar dos demais órgãos de controle o cumprimento de seus papéis.

ENQUETE DE RUA – SANTANENSES (A média final dos votos nas ruas foi de 2,93)

Mara Castro, Bairro Povinho do Armour – Péssimo, Nota zero
Maria Fernanda, bairro Centro – Péssimo, nota 5
Juliano Rodrigues, Vila Argilês – Ruim, nota zero
João Carlos, bairro Prado – Ruim, nota zero
Giselda Pereira, bairro Prado – Ruim, nota zero
Bryan Caratti, bairro Jardim do Verde – Péssimo, nota zero
Luiz Macedo, bairro Prado – Bom, nota 8
Júlio Cézar Alves, bairro Wilson – Bom, nota 9
Solange Pires, Bairro Wilson – Péssimo, nota zero
Miguel Nunes, Vila Julieta – Regular, nota 10
Rejane Rodrigues, bairro Simon Bolívar – Ruim, Nota 4
Eliane Rodrigues, bairro Jardim do Verde – Péssimo, Nota 5
Andrea Castro, bairro Centro – Péssimo, nota zero
Eliane Cardova, Avenida Brasília – Péssimo, nota zero
Luciana Freitas, bairro Jardim Europa – Ruim, nota 3
Sônia Lima, Bairro Vila Nova – Ruim, nota 3

Mais enquetes nas redes sociais 

Em enquete publicada pela Página no Facebook Livramento Online, o administrador Paulo Senna também fez a seguinte enquente: “ENQUETE PÚBLICA: Finalizado o segundo ano de mandato do Governo Ico Charopen,como prefeito de Sant’Ana do Livramento.Como você avalia o desempenho nesse período ?? Participe da nossa enquete e em 2019, Livramento Online – continuaremos de olho” – a enquete foi publicada no dia 30 de dezembro de 2018 e até o fechamento desta edição tinha o seguinte resultado:

Péssimo – 487 votos
Ruim – 32 votos
Bom – 39 votos
Muito bom – 6 votos