Agrovino acontece na próxima semana em Bagé

Um dos principais eventos da ovinocultura da região da Campanha terá sua 11ª edição realizada na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de janeiro, junto ao Parque Visconde de Ribeiro Magalhães. E, desta vez, com uma novidade: sediará a primeira exposição nacional da raça Romney Marsh, além da quarta internacional.

Conforme o presidente da Associação Bajeense de Criadores de Ovinos (Abaco), Geraldo Brossard Corrêa de Mello, além da boa expectativa de participação de exemplares, sejam rústicos ou para julgamento, a confirmação do evento de caráter nacional, demonstra a confiança das entidades na capacidade da organização local. “Elegeram Bagé para sediar este evento porque temos estrutura. Já havíamos feito duas nacionais e mostramos nosso potencial. Agora, o pessoal da Romney Marsh está voltando com força e creio que tem tudo para dar certo. Aliás, já estamos trabalhando para, em 2020, trazermos a Nacional da Ile de France”, comentou.

Sobre a Agrovino, Mello demonstrou ter confiança em bons negócios. “É uma exposição nova, mas já consolidada. E o cenário da ovinocultura está bom, com a carne de cordeiro e a lã fina sendo comercializadas de forma valorizada”, avaliou ao admitir, contudo, uma preocupação. “O nosso entrave, hoje, por assim dizer, é o abigeato, que dificulta a produção. Pretendo, inclusive, me pronunciar sobre esta questão”, completou.

Quem participar da Agrovino, estima o presidente da Abaco, deverá alcançar bons resultados. “A procura de ventre está boa, e a busca por reprodutores também deve seguir neste sentido”, aponta. Até ontem, aliás, as inscrições efetuadas junto à sede da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), localizada em Bagé, já somavam, numa parcial, cerca de 300 animais, entre trios e de galpão. O prazo encerraria ao final de sexta-feira, portanto o número final deve ser divulgado até a próxima semana.

Fonte : Jornal Minuano

http://www.jornalminuano.com.br/noticia/2019/01/05/com-exposicao-nacional-inedita-agrovino-acontece-na-proxima-semana

Grupo Aplateia