qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Saiba como foi a festa da posse do presidente Jair Bolsonaro

O céu nublado e as ameaças de chuva não foram suficientes para impedir a participação de cerca de 115 mil pessoas na festa da posse do presidente da República, Jair Bolsonaro. A região central de Brasília foi tomada não apenas por moradores do Distrito Federal, mas também por brasileiros de todos os cantos do País, que foram à capital federal para acompanhar a cerimônia que empossou o 38º presidente da história do Brasil.

Governo do Brasil

Apesar de o evento só ter sido oficialmente iniciado por volta de 14h45, com a chegada de Bolsonaro à Catedral Metropolitana de Brasília, o público começou a aparecer na Esplanada dos Ministérios ainda nas primeiras horas do dia. Com muita irreverência e de forma pacífica, os presentes contaram o que esperam para o País durante os próximos quatro anos. A estudante Maria Rita Hasbun, 14 anos, veio de Fortaleza (CE) e chegou cedo com a família para a cerimônia. “Eu espero que ele [Bolsonaro] realmente garanta um bom futuro para a minha geração”, afirmou a estudante.

Cerca de 115 mil pessoas foram à Esplanada dos Ministérios para acompanhar a cerimônia

Gilcimar de Moraes, 36 anos, do Rio de Janeiro, viajou de avião pela primeira vez para acompanhar a posse de Bolsonaro. Um dia antes, ele ainda participou da corrida de São Silvestre, em São Paulo. Tanto na cerimônia em Brasília quanto na tradicional prova de rua paulistana, ele se vestiu a caráter, de terno marrom e gravata, em homenagem ao novo presidente da República. “Feliz ano novo para todos. Feliz Brasil novo”, desejou o bem-humorado Gilcimar.

Também morador da capital fluminense, Walter Moura foi ao evento fantasiado de Papai Noel verde e amarelo. “A maior alegria o Brasil está tendo agora: o resgate da dignidade para esse povo maravilhoso que somos nós, do Oiapoque ao Chuí”, disse o aposentado.

Alguns presentes ainda conseguiram curtir o réveillon em suas cidades natais e chegar a Brasília a tempo de acompanhar a posse. É o caso de Iago Patricio, de Boa Vista (RR), que desembarcou no aeroporto de Brasília durante a madrugada. “O que a gente espera do novo governo é ordem e progresso. Tudo o que o País precisa hoje em dia está, basicamente, escrito na bandeira nacional”, resumiu.

Cerimônia

O trajeto de Bolsonaro durante a posse presidencial começou por volta de 14h25, com a saída da Granja do Torto em direção à Esplanada dos Ministérios. Ao chegar à Catedral Metropolitana, o presidente desfilou no Rolls-Royce, acompanhado pelos Dragões da Independência. Por volta de 15h, chegou ao Congresso Nacional, onde prestou juramento à Constituição Federal e fez o primeiro discurso como o novo chefe do Executivo brasileiro.

Após a solenidade, o cortejo seguiu para o Palácio do Planalto, onde o novo presidente da República recebeu a faixa presidencial das mãos do seu antecessor, Michel Temer. Do parlatório do edifício, a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, quebrou o protocolo oficial ao discursar utilizando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Ativista em defesa das pessoas com deficiência, ela afirmou ser um privilégio poder trabalhar para toda a sociedade brasileira e destacou que as eleições “deram voz a quem não era ouvido”.

Já Bolsonaro agradeceu à população e afirmou que o Brasil vai ocupar o papel de destaque que merece no mundo. “Podemos, eu, você e as nossas famílias, todos juntos, restabelecer padrões éticos e morais que transformarão nosso Brasil”, disse o presidente.

Após o discurso, o novo presidente recebeu os cumprimentos de chefes de governo, de Estado e de outros convidados. No Palácio do Planalto, Bolsonaro ainda empossou os 22 novos ministros de Estado. Da sede do Poder Executivo, o presidente dirigiu-se ao Palácio do Itamaraty, onde ofereceu, ao lado da primeira-dama, uma recepção às autoridades convidadas.

Bolsonaro se compromete com desejo de mudança dos brasileiros

Colocar em prática o projeto que a maioria da população escolheu nas urnas e promover as transformações necessárias no País são duas prioridades do presidente da República, Jair Bolsonaro. No seu discurso após receber a faixa presidencial no parlatório, no Palácio do Planalto, ele disse que suas ações serão norteadas pela Constituição.

Por conseguir formar um governo com ministros técnicos, capazes de ajudar na transformação do Brasil, será possível colocar os interesses dos brasileiros em primeiro lugar. “Os favores politizados, partidarizados devem ficar no passado, para que o governo e a economia sirvam de verdade a toda Nação”, afirmou.

Desafios

De acordo com o novo presidente, um dos desafios será enfrentar “os efeitos da crise econômica, do desemprego recorde, da ideologização de nossas crianças, do desvirtuamento dos direitos humanos e da desconstrução da família”.

Em seu discurso, pediu que a sociedade não permita que “ideologias nefastas”, que destroem valores, tradições e o alicerce da sociedade, dividam os brasileiros. “Podemos, eu, você e as nossas famílias, todos juntos, restabelecer padrões éticos e morais que transformarão nosso Brasil”, disse.

Segurança e educação

Para Bolsonaro, é urgente acabar com a ideologia que defende bandidos e criminaliza policiais. ”Nossa preocupação será com a segurança das pessoas de bem e a garantia do direito de propriedade e da legítima defesa, e o nosso compromisso é valorizar e dar respaldo ao trabalho de todas as forças de segurança”, ressaltou.

Como uma das promessas de seu governo, o presidente afirmou que o País vai priorizar a educação básica, diminuindo a desigualdade social. “Temos que nos espelhar em nações que são exemplos para o mundo e que, por meio da educação, encontraram o caminho da prosperidade”, afirmou.

Ao encerrar seu discurso, disse: “a nossa bandeira nunca será vermelha. Só será vermelha se precisar do nosso sangue para mantê-la verde e amarela”.

Michelle Bolsonaro: “É um privilégio poder trabalhar para a sociedade brasileira”

Postado por Matias Moura

Após a cerimônia de transmissão da faixa presidencial, a primeira-dama da República, Michelle Bolsonaro, afirmou, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), ser um privilégio poder trabalhar para toda a sociedade brasileira. Ativista em defesa das pessoas com deficiência, ela disse que esse setor da população terá os direitos respeitados e as suas qualidades valorizadas.

A mensagem da primeira-dama ocorreu antes do tradicional pronunciamento à Nação, que é feito pelo presidente da República depois de receber a faixa presidencial. “As eleições deram voz a quem não era ouvido. E a voz das urnas foi clara: o cidadão brasileiro quer segurança, paz e prosperidade. Um País em que sejamos todos respeitados”, afirmou.

Michelle Bolsonaro também agradeceu aos que demonstraram solidariedade durante o período em que o presidente Jair Bolsonaro esteve internado e citou familiares e amigos. “Muita gratidão a Deus, à minha família e aos meus amigos. Em especial, quero agradecer ao meu enteado, Carlos, por toda a ajuda e a parceria durante os 23 dias que passamos no hospital, em São Paulo”, disse.

Ela também fez um agradecimento ao marido e pediu à população que dê apoio a ele durante o seu governo. “Estamos todos de um lado só. Juntos, alcançaremos um Brasil próspero, com amor, ordem, progresso, paz, educação e liberdade para todos”, afirmou.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.