sex, 19 de abril de 2024

Variedades Digital | 13 e 14.04.23

41ª Exposição-feira de Ovinos de Verão ocorre em janeiro

Se aproxima uma das feiras de ovinos de maior importância no estado

A Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento organiza mais uma edição da Exposição-feira de Ovinos, que será realizada de 14 a 30 de janeiro no Parque de Exposições Augusto Pereira de Carvalho.
Esta é uma das feiras de ovinos de maior importância no estado, tanto em faturamento como na qualidade dos animais que são comercializados. Na sua última edição, a feira ultrapassou o faturamento de R$ 693 mil em negócios. No total serão quatro remates, que levarão à pista animais de diversas raças: Estância Artigas (14), Cabanha Serra Nova (15), 6º Top Ovinos (18) e Cabanha Nova Aurora (30). Todos os remates estão marcados para iniciar às 20h.
Além dos remates, durante dois dias serão realizados os julgamentos de todas as raças: no dia 18 o Julgamento de machos e, no dia 19, o Julgamento de fêmeas. Mais informações da Exposição-feira podem ser conferidas na página do Sindicato Rural no Facebook (www.facebook.com/SindicatoRuralLivramento).

Pinheiro Machado prepara Feovelha 2019

Uma das principais exposições da ovinocultura brasileira, a Feovelha já tem data marcada para ocorrer em 2019: de 24 a 26 de janeiro. Conforme o presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Gabriel Camacho, a entidade, desde o mês de outubro, já tem discutido com instituições privadas e públicas a efetivação de parcerias para a realização do evento que completará 35 edições. “Estamos com uma expectativa positiva. Recentemente, estivemos em Porto Alegre para buscar recursos para a Feovelha e obtivemos um bom retorno. Nossa meta é realizar um evento nos moldes como o que ocorreu em 2018, focado na ovinocultura”, reitera Camacho. O dirigente estima uma comercialização mais favorável no próximo ano, conforme ele, resultado da valorização nos preços da lã e carne ovina alcançados em 2018. “Se permanecer o mesmo número de inscrições de ovinos, como o registrado neste ano, acredito que a remuneração será maior. Dessa forma, convido os cabanheiros e ovinocultores para que tragam seus ovinos para a Feovelha porque, certamente, existe uma perspectiva favorável para negócios”, declara Camacho.

Matias Moura – contatomatiasmoura@hotmail.com

Mainardi defende que metade sul abrigue centro estratégico de energia limpa no estado

Em agendas nos últimos dias 15 e 16 em Pamplona, na Espanha, os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT) e Valdeci Oliveira (PT), juntamente do empresário bajeense Sérgio Barbieri, do Diretor do Setor de Eólicas do Sindienergia-RS, Guilherme Sari, e do consultor de negócios da empresa Nordex Energy Brasil, Robertson Brito, estiveram reunidos com representantes da Nordex, empresa que fabrica turbinas,