qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Chuva que causou temporal na Fronteira deve avançar no RS

FOTO MARCELO PINTO

A semana começou abafada na Fronteira da Paz e o calor junto com a umidade se transformou em chuva, que veio acompanhada de raios e vento forte graças a chegada de uma frente fria, em Sant’Ana do Livramento e Rivera.

Na terça-feira (18) a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e espalha chuva forte para grande parte do Estado. Além disso, o sistema de baixa pressão sobre o Paraguai aliado à umidade da Amazônia ainda favorece a formação de temporais.

Por conta do tempo mais fechado, as temperaturas diminuem um pouco em relação aos dias anteriores. Os termômetros vão variar entre 18°C e 23°C. O céu fica nublado e chove a qualquer momento com acumulados em torno de 50mm.

Faltam poucos dias para a primavera 2018 encerrar, até lá as formações de instabilidades pelo interior do continente, além da passagem de frentes frias na costa da região, são responsáveis pela organização de nuvens carregadas e consequentemente dos temporais.

Na sexta-feira (21), a chuva perde força devido ao avanço de uma área de alta pressão atmosférica que inibe a formação de nuvens carregadas e as temperaturas podem voltar a subir na região, podendo chegar a 30°C.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos