ter, 16 de abril de 2024

Aplateia Digital | 13 e 14.04.23

Última Edição

Assustador: Tempestade veio como uma onda no céu da fronteira

Frente fria trouxe chuva para a fronteira e assustou moradores

Os principais centros de previsão do tempo do estado e do país á alertaram desde quarta-feira sobre a possibilidade de um forte temporal atingir a região da campanha e fronteira oeste nesta semana. A Previsão se confirmou na manhã desta sexta-feira (14) quando uma frente fria vinda do Uruguai assustou os fronteiriços. Por volta das 8 horas da manhã, o céu escureceu com a passagem de um gigantesca nuvem que aos poucos foi avançando por Santana do Livramento e Rivera trazendo a chuva.
O evento foi tão impressionante que foi registrado pelas câmeras de pessoas espalhadas por vários pontos da cidade.
Enquanto uns corriam para se livrar dos aguaceiros outros procuravam o melhor ângulo para registrar o fenômeno que causou bastante destruição no território uruguaio no dia anterior. De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva que foi volumosa foi acompanhada com rajadas de vento de 80 km/h em algumas cidades da região.
Já em Livramento e Rivera foram registrados apenas alagamentos nos pontos tradicionais. Na cidade uruguaia a Avenida Sarandi, a Rua Ituzaingo e Avenida Presidente Viera foram os lugares mais afetados com a chuvarada.
Previsão de mais chuva
Segundo a Metsul Meteorologia neste sábado (15), a frente fria segue avançando pela costa gaúcha. Os ventos úmidos e quentes que sopram do interior do continente ajudam a manter as condições para temporais, acompanhados de granizo e descargas elétricas em toda a porção central do Estado. No extremo sul gaúcho, as pancadas só acontecem durante a madrugada e haverá períodos de melhoria a partir da manhã. O tempo fechado e com muitas nuvens também irá persistir entre o centro e o sul do RS. No restante do Estado o dia segue quente e abafado.
A chuva persiste em todo o Rio Grande do Sul no domingo (16). Fortes ventos no alto da atmosfera alimentam as instabilidades e as precipitações seguem intensas. O calorão diminui na metade sul, mas no norte do Estado o tempo segue abafado.

Nota oficial – Frente Parlamentar Mista Invasão Zero

Mais uma vez, o direito de propriedade, cláusula pétrea da nossa Constituição, foi desrespeitado em nosso país. Os responsáveis por esta grave violação avisaram com antecedência que cometeriam o crime de esbulho possessório e nada foi feito. Também temos testemunhado cenas repugnantes, gente armada com paus e facões impedindo o direito de ir e vir de trabalhadores. Uma verdadeira barbárie,

Encontro discute possibilidade de congelamento de valores e mudanças na avaliação do ITR

Em reunião realizada, na manhã de hoje, no Sindicato Rural, foi proposto ao Executivo um congelamento no valor cobrado dos produtores, bem como uma reformulação na avaliação da cobrança A Secretária da Fazenda de Sant’Ana do Livramento Gisela Alvarez participou, na manhã desta segunda-feira (15), de um encontro com a diretoria da Associação e Sindicato Rural para discutir assuntos pertinentes