qui, 25 de abril de 2024

Construtora Sotrin comemora 45 anos de progresso

Projetos para privatização do Batuva devem ser entregues no próximo mês

Foto: Marcelo Pinto/AP

Está concluído o estudo do procedimento de manifestação de interesse em uma Parceria Público Privado (PPP) do Parque Municipal do Lago do Batuva. A informação foi confirmada no fim da semana. O projeto de uma PPP é um tema antigo do Governo. Desde novembro de 2017 a intenção de empresários de Santa Maria em realizar a parceria já vem sendo divulgada pela Administração.

Inaugurado no início da década de 90 pelo prefeito Glênio Lemos, o parque possui 140 hectares de mata nativa e conta com um lago artificial com 2,5 km de lâmina d’água, em um total de 4 milhões de metros cúbicos de água e se formou através da construção de uma barragem, obra da empresa rosariense, Olmiro Prevedello Engenharia.

O projeto original previa a futura comercialização de lotes residenciais, que serviriam para custear novos investimentos de melhoria. Em razão de vários problemas burocráticos e questões judiciais nas desapropriações, o projeto do parque acabou se perdendo e precisa de uma reestruturação. Após o pagamento da área, a maneira que o atual Governo encontrou foi privatizar o local.

De acordo com o secretário de Planejamento, o edital deve ser publicado na próxima semana. Segundo ele, a ideia é que as empresas interessadas em fazer a parceria mantenham a entrada gratuita aos visitantes e apresentem os seus projetos nos próximos meses.

“Tem que ser de acesso gratuito a população, tem que oferecer a possibilidade do banho. É destinado a lazer, a prática de esporte, a contemplação, essas são as premissas básicas do projeto e que ele tem que ser autossustentável, ou seja, o parque tem que gerar receita necessária para sua própria manutenção”, afirmou o secretário de Planejamento Miguel Pereira.