qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Comandante do Exército Brasileiro vem a Livramento para doação de blindados ao Uruguai

Foi confirmada na tarde desta segunda-feira (03) a presença do comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Vilas Bôas, na solenidade de doação das viaturas blindadas M41ao Exército Uruguaio, em Sant’Ana do Livramento. O evento acontece no 7º Regimento de Cavalaria Mecanizada, nesta sexta-feira (07), às 11h.

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A doação das 25 viaturas blindadas de combate foi aprovada pelo plenário do Senado em setembro deste ano. O texto condiciona a doação à autorização prévia — já concedida — pelo governo dos Estados Unidos. As despesas decorrentes serão custeadas pelas dotações orçamentárias do Ministério da Defesa.

O Exército brasileiro dispõe de 152 carros de combate VBC CC-M41 adquiridos dos Estados Unidos, mediante aceitação de cláusula de não transferência sem autorização prévia do Departamento de Estado norte-americano.

Os modelos antigos, desativados para fins operacionais, passaram a ser usados como meio auxiliar de instrução do Comando do Exército e foram substituídos pela família de blindados Leopard, adquiridos do governo alemão.

Em virtude de acordo de cooperação entre Brasil e Uruguai, é necessária a autorização do Congresso Nacional para que o Exército brasileiro concretize a doação das viaturas M41.

O Ministério da Defesa ressalta que a concretização da doação reforçará o bom relacionamento bilateral entre o Brasil e o Uruguai, estreitando os laços de cooperação militar. O custo do transporte das viaturas até o Regimento de Cavalaria 3 em Rivera, no Uruguai, está estimado em R$ 350 mil, devendo ser arcado pelo Brasil.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos