Livramento é Capital Nacional da Ovinocultura

Agora o projeto deverá passar pelo crivo do Senado Federal antes que seja publicado no diário oficial da união. Setor ovelheiro do município comemorou o anuncio

Nesta semana a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira (27), o Projeto de Lei nº 1.191/2015 que confere ao município de Sant’Ana do Livramento o título de ‘Capital Nacional da Ovelha’. O projeto de autoria do deputado Luis Carlos Heinze (PP), foi aprovado pelo relator Deputado Hildo Rocha durante reunião deliberativa da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e agora vai à deliberação do Senado Federal.
A notícia foi muito comemorada no município por parte do setor agropecuário, principalmente pela Associação Santanense de Ovinocultores e pela Associação Rural. “Há muitos anos estávamos lutando por esse reconhecimento, já que o município de Sant’Ana do Livramento possui o maior rebanho ovino do país, com cerca de 450 mil cabeças. Apesar de ainda faltar a aprovação do Senado, isso já é uma grande conquista para nós” disse o presidente da Rural Luiz Carlos D’Auria Nunes.
Para o zootecnista Jair Menezes presidente e fundador da Associação Santanense de Ovinocultores e vice presidente da Associação Rural a partir de agora o município poderá se valer do título oficinal para desenvolver projetos que gerem investimentos e tragam desenvolvimento para o setor. Para ele o momento agora é de foco em estratégias visando o trabalho diretamente com os produtores para valorizar este produto que pode gerar grande riqueza para o nosso munícipio. “Este anuncio vem de encontro com a nossa história e para coroar um trabalho de muitas pessoas. Hoje nosso município ainda é o maior do país em população ovina. Aqui nós temos 9 raças mais os naturalmente coloridos. Com este anuncio nós temos que ocupar o nosso lugar de destaque e procurar dentro de uma programação chegar ao produtor e assim consolidar a cadeia produtiva. A Gastronomia veio para somar e agora temos que trabalhar a nossa imagem de Capital Nacional da Ovelha. Estamos muito felizes” destacou o zootenista .
Segundo Jair Menezes por meio uma parceria entre a prefeitura municipal e Associação Rural será construído um monumento que será colocado na entrada da cidade enaltecendo o título de Capital Nacional da Ovelha.

Matias Moura – contatomatiasmoura@hotmail.com

Grupo Aplateia

Anúncios